Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Lucilene Pereira da-
dc.date.accessioned2025-10-20T13:22:53Z-
dc.date.available2025-10-20T13:22:53Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10121-
dc.description.abstractRESUMO: Atualmente, o ensino de Matemática está desconectado e distante para muitas pessoas. O cenário educacional é desafiador, com metas educacionais sendo cumpridas com dificuldade. A aprendizagem da matemática é um tema que desperta atenção devido às dificuldades, evidenciadas por resultados modestos em exames nacionais e internacionais, comparados a países da América Latina. A abordagem de Ensino baseada em Mentalidades Matemáticas busca complementar outras metodologias e desmentir mitos sobre aptidão matemática. Um material proposto visa transformar a educação matemática brasileira, superando obstáculos por meio de pesquisa teórica em livros e artigos. A matemática requer raciocínio, criatividade e interpretação de métodos. Questionamentos amplos, em vez de exercícios isolados, são promovidos para estimular o aprendizado profundo. A plasticidade cerebral é destacada, enfatizando a capacidade do cérebro de formar novas conexões neurais e aprimorar habilidades matemáticas através da prática e aprendizado adequado. _ ABSTRACT: Currently, teaching Mathematics is disconnected and distant for many people. The educational scenario is challenging, with educational goals being met with difficulty. Mathematics learning is a subject that draws attention due to the difficulties, evidenced by modest results in national and international exams, compared to Latin American countries. The Teaching approach based on Mathematical Mindsets seeks to complement other methodologies and debunk myths about mathematical aptitude. A proposed material aims to transform Brazilian mathematics education, overcoming obstacles through theoretical research in books and articles. Mathematics requires reasoning, creativity and interpretation of methods. Broad questions rather than isolated exercises are promoted to encourage deep learning. Brain plasticity is highlighted, emphasizing the brain's ability to form new neural connections and improve math skills through practice and proper learning.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmentalidades matemáticas;pt_BR
dc.subjectmentalidade de crescimento;pt_BR
dc.subjectaprendizagem matemática;pt_BR
dc.subjectBNCC;pt_BR
dc.subjectmathematical mindsets;pt_BR
dc.subjectgrowth mindset;pt_BR
dc.subjectmathematical learning;pt_BR
dc.subjectBNCC.pt_BR
dc.titleMentalidades matemáticas: contribuições para o ensino de matemática à luz da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeMathematical mentalities: contributions to mathematics teaching in light of the BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucilene_Pereira_da_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso362,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.