Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10123
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dc.contributor.authorMADEIRA, Lucas Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-10-20T13:37:14Z-
dc.date.available2025-10-20T13:37:14Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10123-
dc.descriptionThe visual representation of algorithms has been a popular classroom resource to facilitate understanding as well as to bridge the gap in abstraction and decomposition levels. However, there are many cases where simple drawings, diagrams, and non-interactive videos are not sufficient for meaningful learning. This is because they are unable to demonstrate the step-by-step execution of algorithms or adapt inputs to showcase specific cases. Even IDEs allow some level of runtime code debugging, but with many limitations. Another important factor in the use of such animations is that many of these methods are not interactive enough to capture students’ attention. These factors may call for more interactive and playful approaches for this purpose. This work investigates the use of Augmented Reality to create immersive experiences for learning algorithms with arrays. The CardSortAR application uses physical cards to provide a digital projection of a computational machine that simulates the operation of classic array-based algorithms. A controlled classroom experiment shows promising results and potential benefits for the teaching process.pt_BR
dc.description.abstractA representação visual de algoritmos tem sido um recurso popular em sala de aula para facilitar seu entendimento bem como aproximar o nível de abstração e decomposição. No entanto, há muitos casos em que simples desenhos, diagramas e vídeos não-interativos não são o suficiente para um processo significativo de aprendizagem. Isso porque eles não são capazes de demonstrar o passo a passo do algoritmo ou adaptar a entrada para mostrar casos específicos. Mesmo IDE’s também permitem algum nível de depuração de código em tempo de execução, mas com muitas limitações. Outro fator importante quando falamos do uso dessas animações é que muitos desses métodos não são interativos o suficiente para prender a atenção dos alunos. Tais fatores talvez exijam métodos mais interativos e lúdicos para esse propósito. Este trabalho investiga o emprego da Realidade Aumentada para criar experiências imersivas para o aprendizado de algoritmos com vetores. O aplicativo CardSortRA faz uso de cartas físicas para oferecer uma projeção digital de uma máquina computacional que simula o funcionamento de algoritmos clássicos com vetores. Uma experiência controlada em sala de aula mostra resultados promissores e potencial para beneficiar o processo de ensino.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectrealidade aumentada;pt_BR
dc.subjectvisualização de algoritmos;pt_BR
dc.subjectpensamento computacional;pt_BR
dc.subjectinformática e educaçãopt_BR
dc.subjectaugmented reality;pt_BR
dc.subjectalgorithm visualization;pt_BR
dc.subjectcomputational thinking;pt_BR
dc.subjectcomputer science educationpt_BR
dc.titleCARDSORTRA: UMA ANÁLISE DO USO DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE ALGORITMOSpt_BR
dc.title.alternativeCARDSORTRA: AN ANALYSIS OF THE USE OF AUGMENTED REALITY IN TEACHING ALGORITHMSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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