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http://hdl.handle.net/123456789/10124| Título: | Uso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada à Produção de Trilhas Sonoras para Jogos de Mundo Aberto |
| Título(s) alternativo(s): | Using Generative Artificial Intelligence Applied to Soundtrack Production for Open-World Games |
| Autor(es): | COSTA, Maikon Keslley |
| Palavras-chave: | Inteligência Artificial Generativa; Design de Áudio; Composição Musical; Jogos de Mundo Aberto Generative Artificial Intelligence; Audio Design; Music Composition; Open World Games |
| Data do documento: | 29-Ago-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | A trilha sonora desempenha um papel fundamental na imersão em jogos digitais de mundo aberto, e o crescente avanço da inteligência artificial (IA) tem levantado questões sobre seu potencial na composição musical para esse meio. Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de trilhas sonoras compostas por IA em comparação à artistas humanos e abordagens híbridas em jogos de mundo aberto, utilizando ferramentas populares disponíveis. Para tal, foram selecionados cinco jogos de mundo aberto como estímulos audiovisuais, e a percepção de profissionais e entusiastas foi coletada via formulário online, comparando músicas geradas unicamente por IA, por humanos e por colaboração híbrida (humano-IA). Os resultados revelaram que trilhas sonoras geradas unicamente por IA obtiveram um índice inferior de avaliação em comparação às composições de artistas humanos e, notavelmente, às abordagens híbridas, que apresentaram a maior aprovação. Conclui-se que a IA, no atual estágio, funciona de forma mais eficaz como ferramenta de auxílio do que como substituto do compositor humano, sugerindo que a colaboração híbrida é o caminho mais promissor para a criação de trilhas sonoras de alta qualidade e imersão em jogos de mundo aberto. |
| Descrição: | The soundtracks perform a fundamental role in immersion within open-world digital games, and the increasing advancement of artificial intelligence (AI) has raised pertinent questions regarding its potential in musical composition for this field. This article aimed to evaluate the perception of the quality of soundtracks composed by AI in comparison to those created by human artists and through hybrid approaches in open-world games, utilizing popular tools available. For this, five open-world games were selected as audiovisual stimuli, and the perception of professionals and enthusiasts was collected via an online questionnaire, comparing music generated solely by AI, by humans, and through hybrid collaboration (human-AI). Results revealed that soundtracks generated purely by AI obtained a lower rating compared to compositions by human artists and, notably, to hybrid approaches, which garnered the highest approval. It is concluded that AI, at its current stage, functions more effectively as a supporting tool rather than a substitute for the human composer, suggesting that hybrid collaboration represents the most promising pathway for creating high-quality and immersive soundtracks in open-world digital games. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10124 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Maikon Keslley Costa.pdf | TCC de Graduação | 12,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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