Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10126Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | PACHECO, Pedro Rocha Boucinhas | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-20T16:31:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-20T16:31:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10126 | - |
| dc.description | The lack of centralization of educational games in the field of Computing makes it difficult for teachers to find quality materials, which limits the use of educational resources in the field. Searching for and selecting these learning objects becomes laborious and inefficient, precisely because of the dispersion of information across different sources and the lack of a dedicated repository to organize and facilitate access. Given this scenario, this work proposes the development of a repository of educational games to support Computing education, aiming to centralize information, facilitate access, and promote the adoption of materials that can enrich pedagogical practices. To build the repository, a literature review was initially conducted to identify educational games mentioned in scientific articles. Subsequently, requirements elicitation was conducted through meetings with the advisor and the analysis of repositories present in related works. After the repository was developed, an assessment was administered using Google Forms, targeting Computing faculty. The evaluation results indicate that the repository was well received, with particular emphasis on the quality of the information presented and the centralization of learning objects in a single environment. Opportunities for improvement were also identified, particularly in visual organization, navigation, and the diversity of registered objects. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A falta de centralização dos jogos educacionais na área de Computação gera dificuldades para os docentes encontrarem materiais de qualidade, o que limita o uso de recursos educacionais na área. A busca e a seleção desses objetos de aprendizagem tornam-se atividades trabalhosas e pouco eficientes, justamente pela dispersão das informações em diferentes fontes e pela ausência de um repositório dedicado que organiza e facilita esse acesso. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de um repositório de jogos educacionais para apoiar o ensino de Computação, com o objetivo de centralizar informações, facilitar o acesso e promover a adoção de materiais que possam enriquecer as práticas pedagógicas. Para a construção do repositório, foi realizada inicialmente uma revisão da literatura com o objetivo de identificar jogos educacionais mencionados em artigos científicos. Em seguida, a elicitação de requisitos foi conduzida por meio de reuniões com o orientador e da análise de repositórios presentes em trabalhos relacionados. Após o desenvolvimento do repositório, foi aplicada uma avaliação utilizando o Google Forms, direcionada a docentes da área de Computação. Os resultados da avaliação indicam que o repositório foi bem recebido, com destaque para a qualidade das informações apresentadas e para a centralização dos objetos de aprendizagem em um único ambiente. Também foram identificadas oportunidades de melhoria, especialmente na organização visual, na navegação e na diversidade dos objetos cadastrados. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | repositório; | pt_BR |
| dc.subject | educacional; | pt_BR |
| dc.subject | computação; | pt_BR |
| dc.subject | ensino; | pt_BR |
| dc.subject | desenvolvimento web | pt_BR |
| dc.subject | repository; | pt_BR |
| dc.subject | educational; | pt_BR |
| dc.subject | computing; | pt_BR |
| dc.subject | teaching; | pt_BR |
| dc.subject | web development | pt_BR |
| dc.title | Projetando e avaliando uma ferramenta de apoio ao ensino com base em jogos existentes na área da computação | pt_BR |
| dc.title.alternative | Designing and evaluating a teaching support tool based on existing games in the field of computing | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Pedro Rocha Boucinhas Pacheco.pdf | TCC de Graduação | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.