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http://hdl.handle.net/123456789/10135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, Marcos Marreiros dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-21T17:25:50Z | - |
dc.date.available | 2025-10-21T17:25:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-11-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10135 | - |
dc.description | Abstract This article aims to identify the factors that prevent the receipt of allocations via Personal Income Tax, for the Child and Adolescent Fund, and the Elderly Fund in Brazil. The study adopts a qualitative approach and utilizes a longitudinal sample of data covering the period from 2013 to 2024. Data classification and processing were carried out using Microsoft Excel, and graphical representations were constructed using Microsoft Power BI. The results indicate that the impediments stem from registration inconsistencies reported by the funds, highlighting weaknesses in management and oversight. Among the main issues identified are invalid banking domicile, non-existent banking domicile, and incompatible beneficiaries. These recurring inconsistencies amount to more than R$ 11 million in pending transfers, with the majority concentrated in states such as São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, and Goiás. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo Este artigo tem o objetivo de identificar os fatores que impedem o recebimento das destinações via Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para os Fundos da Criança e do Adolescente (FDCA) e o Fundo do Idoso (FDI) no Brasil. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e possui uma amostra longitudinal de dados referentes ao período de 2013 a 2024. Diante disso, realizou-se a classificação e tratamento dos dados no Microsoft Excel e a construção gráfica no Microsoft Power BI. O resultado mostrou que os fatores impeditivos são inconsistências cadastrais informadas pelos fundos, refletindo a fragilidade na gestão e fiscalização. Entre os principais problemas identificados estão domicílio bancário inválido, domicílio bancário inexistente e favorecido incompatível. Essas inconsistências recorrentes somam mais de R$ 11 milhões pendentes de repasse, concentrados principalmente em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | imposto de renda pessoa física; | pt_BR |
dc.subject | incentivos fiscais; | pt_BR |
dc.subject | fundo da criança e do adolescente; | pt_BR |
dc.subject | fundo do idoso. | pt_BR |
dc.subject | individual income tax; | pt_BR |
dc.subject | tax incentives; | pt_BR |
dc.subject | child and adolescent fund; | pt_BR |
dc.subject | fund for the elderly. | pt_BR |
dc.title | Fundo do idoso e da criança e do adolescente e seus fatores impeditivos para destinação no IRPF de 2013 a 2024: quid fit? | pt_BR |
dc.title.alternative | Fund for the elderly, children, and adolescents and its restrictive factors for allocation in the 2013 to 2024 Personal Income Tax: what happens? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARCOS_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 438,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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