Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Beatriz Silva da-
dc.date.accessioned2025-10-21T17:49:06Z-
dc.date.available2025-10-21T17:49:06Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10138-
dc.descriptionABSTRACT This study aims to understand how the content production of the digital volunteer program #tmjUNICEF on Instagram contributes to social mobilization around causes related to the human rights of children and adolescents. The research explored posts made both on the official profile of UNICEF Brazil and by users who used the program's hashtag, seeking to identify elements of participatory communication within the digital environment. A qualitative and quantitative approach was adopted, based on the content analysis methodology proposed by Bardin (2011), allowing data categorization through thematic axes such as the adequacy of youth-oriented language, Instagram’s communicational resources, participatory communication practices, and the hashtag as an element of connection and engagement. The results indicate that young volunteers’ role in content production fosters collective engagement, strengthens institutional visibility, and contributes to building a mobilizing network in defense of human rights. Nevertheless, challenges remain in enhancing more dialogic and participatory communication practices within the institution.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo compreender como a produção de conteúdo no Instagram, por meio do programa de voluntariado digital #tmjUNICEF, contribui para a mobilização social em torno de causas relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes. A pesquisa explorou postagens realizadas tanto no perfil oficial do UNICEF Brasil quanto por usuários que utilizaram a hashtag do programa, buscando identificar elementos da comunicação participativa presentes na ambiência digital. Para isso, adotou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo categorizar os dados a partir de eixos temáticos como a adequação da linguagem jovem, os recursos comunicacionais do Instagram, uso da comunicação participativa e hashtag como elemento de vínculo e participação. Os resultados apontam que a atuação dos jovens voluntários na produção de conteúdo favorece o engajamento coletivo, fortalece a visibilidade institucional e contribui para a construção de uma rede mobilizadora em prol dos direitos humanos. Ainda assim, identificam-se desafios no fortalecimento de práticas comunicacionais mais dialógicas e participativas da instituição.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcomunicação participativa;pt_BR
dc.subjectinstagram;pt_BR
dc.subjectmobilização social;pt_BR
dc.subjectrede social digital;pt_BR
dc.subject#tmjUNICEF.pt_BR
dc.subjectparticipatory communication;pt_BR
dc.subjectinstagram;pt_BR
dc.subjectsocial mobilization;pt_BR
dc.subjectdigital social network;pt_BR
dc.subject#tmjUNICEF.pt_BR
dc.titleProdução de conteúdo para a mobilização social: um estudo sobre o #tmjUNICEF no Instagrampt_BR
dc.title.alternativeContent production for social mobilization: a study on #tmjUNICEF on Instagrampt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Relações Públicas do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ_COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.