Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10140
Título: O que significa o pré-teste para a prática da pesquisa empírica em Relações Públicas? uma experiência no projeto inovação em comunicação organizacional.
Título(s) alternativo(s): What does pretesting mean for empirical research in Public Relations? An experience in the organizational communication innovation project.
Autor(es): PEREIRA, Evelly Yslanna de Oliveira
Palavras-chave: relações públicas e comunicação organizacional;.
inovações tecnológicas em processos;
agências de comunicação;
pesquisa empírica;
uso de pré-teste.
public relations and organizational communication;
technological innovations in processes;
communication agencies;
empirical research;
use of pre-test.
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo evidenciar de que forma o uso do pré-teste aperfeiçoa questões essenciais de um questionário piloto do projeto PVCSO4383-2025, intitulado “Inovação em Comunicação Organizacional: identificando atividades inovadoras em agências de comunicação no mercado de São Luís”, especificamente aquelas sobre inovação tecnológica de processos, e o que essa etapa experimental e estratégica significa para a prática da pesquisa empírica em Relações Públicas, tendo como público-alvo agências de comunicação localizadas na cidade de São Luís (MA). O estudo parte do entendimento de que a construção de instrumentos de pesquisa confiáveis e válidos é uma das etapas mais sensíveis de um trabalho científico empírico, especialmente quando se trata da investigação de fenômenos complexos e contemporâneos, como as inovações tecnológicas em processos, e que a realização do pré-teste é etapa estratégica na coleta de dados. Diante disso, o trabalho buscou validar a clareza, pertinência e organização das perguntas elaboradas no questionário piloto. A metodologia adotada consistiu em um estudo de natureza experimental, aplicando-se o questionário piloto a três respondentes – três agências de comunicação - com o objetivo de avaliar a funcionalidade do instrumento e identificar possíveis ambiguidades, falhas de estrutura ou inadequações nos termos utilizados nas seções específicas que abordavam sobre o uso de inovações tecnológicas em processos por parte das agências. Os resultados apontaram que houve boa compreensão das perguntas contidas no questionário piloto por parte dos respondentes, mas revelou a necessidade de ajustes pontuais relacionados à linguagem técnica, à clareza de termos e à organização das perguntas.
Descrição: ABSTRACT This study aims to highlight how the use of a pre-test improves key questions in the pilot questionnaire of project PVCSO4383-2025, titled “Innovation in Organizational Communication: Identifying Innovative Activities in Communication Agencies in the São Luís Market”, specifically those addressing technological process innovation, and to examine what this experimental and strategic stage represents for empirical research practice in Public Relations. The target audience consists of communication agencies located in São Luís (MA). The research is based on the understanding that developing reliable and valid research instruments is one of the most sensitive stages of an empirical scientific study, particularly when investigating complex and contemporary phenomena such as technological process innovations, and that conducting a pre-test is a strategic step in data collection. In this context, the study sought to validate the clarity, relevance, and organization of the questions in the pilot questionnaire. The methodology adopted was an experimental study, applying the pilot questionnaire to three respondents—three communication agencies, with the purpose of assessing the instrument’s functionality and identifying possible ambiguities, structural flaws, or inadequacies in the terms used in sections that addressed the agencies’ use of technological process innovations. The results indicated that respondents had a good understanding of the questions in the pilot form but also revealed the need for specific adjustments regarding technical language, term clarity, and question organization.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10140
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Relações Públicas do Campus do Bacanga

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