Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10142Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SÁ, Jullie Vitória Ramos Brito | - |
| dc.contributor.author | ASSUNÇÃO, Rafael Ítalo Serra | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T14:07:23Z | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T14:07:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T14:07:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T14:07:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10142 | - |
| dc.description | ABSTRACT Communication plays an important role in social mobilization, active listening, and strengthening bonds, especially in vulnerable settings. In schools in disadvantaged communities, this tool becomes even more important, as family participation is impacted by various social and cultural factors and conditions. This paper proposes an Action Project based on an educommunicative perspective for the Instituto Estrelinhas do Amanhã, located in the outskirts of São José de Ribamar, Maranhão. The project feature a strategic product: a calendar of cultural activities. The project aims to strengthen a sense of belonging and the appreciation of local culture as a mobilizing element. This thesis aims to be a tool for communication and social transformation, repositioning the link between school and community and reaffirming the role of Public Relations as a mediator of dialogue, listening, and active participation. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO A comunicação desempenha um papel importante na mobilização social, na escuta ativa, no fortalecimento de vínculos, principalmente em ambientes vulneráveis. Nas escolas de comunidades menos favorecidas, essa ferramenta torna-se mais especial ainda, visto que a participação das famílias é impactada por diversos fatores, condições sociais, econômicas e culturais. Este trabalho propõe um Projeto de Ação com base em uma perspectiva educomunicativa para o Instituto Estrelinhas do Amanhã, localizado na zona periférica de São José de Ribamar/MA. O projeto apresenta um produto estratégico: um calendário com atividades culturais. Com o intuito de fortalecer o sentimento de pertencimento e a reconhecer a cultura local como elemento mobilizador. Este TCC se propõe a ser uma ferramenta de comunicação e transformação social, reposicionando o elo entre escola e comunidade e reafirmando o papel das Relações Públicas como mediadoras do diálogo, da escuta e participação ativa. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | comunicação; | pt_BR |
| dc.subject | mobilização social; | pt_BR |
| dc.subject | relações públicas comunitárias; | pt_BR |
| dc.subject | educomunicação. | pt_BR |
| dc.subject | communication; | pt_BR |
| dc.subject | social mobilization; | pt_BR |
| dc.subject | community public relations; | pt_BR |
| dc.subject | educommunication. | pt_BR |
| dc.title | Da comunicação à mobilização: Projeto de ação para o Instituto Estrelinhas do Amanhã | pt_BR |
| dc.title.alternative | From communication to mobilization: Action plan for the Estrelinhas do Amanhã Institute (Stars of Tomorrow) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/Relações Públicas do Campus do Bacanga TCCs de Graduação em Comunicação Social/Relações Públicas do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JULLIE_ SÁ_ RAFAEL_ASSUNÇÃO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.