Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Maria Luíza Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-10-29T12:02:31Z-
dc.date.available2025-10-29T12:02:31Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10146-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho teve como objetivo analisar a eficácia da comunicação interna no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Sistema FIEMA), composto por FIEMA, SESI-MA, SENAI-MA e IEL-MA, destacando seus impactos sobre o clima organizacional e o engajamento dos colaboradores. Partiu-se da problematização da comunicação interna como eixo estratégico das organizações contemporâneas, capaz de fortalecer vínculos, construir a identidade institucional e estimular a participação ativa dos colaboradores. Fundamentado em autores clássicos e contemporâneos (March; Simon, 1958; Kunsch, 2018; Ventura; Velloso; Alves, 2020) da comunicação organizacional, o estudo adotou uma metodologia composta por pesquisa bibliográfica, para explorar conceitos teóricos sobre o tema; descritiva (Gil, 1996), para caracterizar as percepções de um grupo específico por meio de questionário fechado; qualitativa (Minayo, 2004; Denzin; Lincoln, 2018), para compreender as interpretações subjetivas dos colaboradores; e documental (Cellard, 2008), para examinar registros institucionais sobre as práticas de comunicação interna. A triangulação (Denzin, 1978) dessas abordagens permitiu uma análise integrada dos dados obtidos, confrontando as respostas ao questionário com os documentos institucionais - como o Plano de Comunicação Interna, o Manual de Comunicação Interna e a apresentação da Coordenadoria de Comunicação e Eventos (COCEV) - e com o referencial teórico, à luz dos significados atribuídos pelos colaboradores. Os resultados evidenciaram boas práticas, fragilidades e oportunidades de aprimoramento na comunicação interna do Sistema FIEMA, reafirmando sua relevância estratégica para a coesão cultural e o engajamento organizacional. ABSTRACT This study aimed to analyze the effectiveness of internal communication within the Maranhão State Industry Federation System (Sistema FIEMA), which includes FIEMA, SESI-MA, SENAI-MA, and IEL-MA, emphasizing its impacts on organizational climate and employee engagement. The research was based on the idea that internal communication functions as a strategic element in modern organizations, capable of strengthening relationships, developing institutional identity, and promoting active employee participation. Drawing on classical and contemporary authors (March; Simon, 1958; Kunsch, 2018; Ventura; Velloso; Alves, 2020) in organizational communication, the study used a methodology that involved: a bibliographic review to explore theoretical concepts; a descriptive approach (Gil, 1996) to characterize perceptions through a closed-ended questionnaire; a qualitative approach (Minayo, 2004; Denzin; Lincoln, 2018) to analyze subjective interpretations; and a documentary analysis (Cellard, 2008) to examine institutional records related to internal communication practices. The triangulation (Denzin, 1978) of these methods allowed for an integrated analysis of the data, comparing questionnaire responses with institutional documents - such as the Internal Communication Plan, the Internal Communication Manual, and the presentation by the Communication and Events Coordination Office (COCEV) - and with the theoretical framework, considering the meanings attributed by employees. The findings showed good practices, weaknesses, and areas for improvement in Sistema FIEMA’s internal communication, reaffirming its strategic importance for cultural cohesion and organizational engagement.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcomunicação interna;pt_BR
dc.subjectcomunicação organizacional;pt_BR
dc.subjectengajamento;pt_BR
dc.subjectorganizações contemporâneas;pt_BR
dc.subjectSistema FIEMA.pt_BR
dc.subjectinternal communication;pt_BR
dc.subjectorganizational communication;pt_BR
dc.subjectengagement;pt_BR
dc.subjectcontemporary organizations;pt_BR
dc.subjectSistema FIEMA.pt_BR
dc.titleAnálise de comunicação interna do Sistema Federação das Indústria do Estado do Maranhão (Sistema FIEMA)pt_BR
dc.title.alternativeInternal communication analysis of the Federation of Industries of the State of Maranhão System (FIEMA System)pt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Relações Públicas do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_MENEZES TCC-1-7.pdfTCC - Documento sob sigilo. Prazo provável para disponibilização total: 5 anos Motivo do sigilo: indeterminado.543,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.