Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10147| Título: | A prática docente dos professores de história na educação de jovens e adultos, município de Timbiras |
| Título(s) alternativo(s): | The teaching practices of history teachers in youth and adult education, municipality of Timbiras |
| Autor(es): | PEREIRA, Mateus Ribeiro Costa |
| Palavras-chave: | educação de jovens e adultos; prática docente; ensino de história; metodologias ativas; formação continuada; youth and adult education; teaching practice; history teaching; active methodologies; continuing education. |
| Data do documento: | 9-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar “a prática docente dos professores de História na Educação de Jovens e Adultos, município de Timbiras-MA. Vale salientar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui em uma modalidade de ensino básico criada pelo Governo Federal. Ela é voltada para pessoas que não conseguiram acessar ou finalizar o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Nesse estudo trata-se de ofertar o ensino fundamental por meio do EJA em Timbiras. Essa modalidade enfrenta desafios estruturais, metodológicos e pedagógicos que impactam diretamente a prática docente dos professores de História. Esse trabalho procura mostrar a atuação dos docentes da EJA na Unidade Escolar Alberto Abdalla, identificando os desafios enfrentados e explorando as possibilidades de inovação metodológica no ensino de História. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na aplicação de questionários a professores atuantes na escola, com o intuito de compreender suas percepções sobre os recursos disponíveis, a formação continuada e as dificuldades encontradas no ensino da disciplina. Os resultados apontam que, apesar dos entraves como a escassez de materiais didáticos e a ausência de formação específica, há alternativas metodológicas capazes de tornar o ensino mais dinâmico e significativo, favorecendo a aprendizagem dos discentes. Conclui-se que a valorização da EJA e o fortalecimento da capacitação docente são fatores essenciais para a melhoria do ensino de História nessa modalidade. Essa pesquisa procurou-se embasar metodologicamente e teoricamente nas/os autoras/es: Almeida e Gomes (2012), Fernandes e Santos (2017), Lutz e Hernández (2020), Perrenoud (2002), entre outros.ABSTRACT Youth and Adult Education (EJA) is an essential teaching modality to ensure the right to schooling for individuals who, for various reasons, were unable to complete their education at the appropriate age. In the municipality of Timbiras, this modality faces structural, methodological, and pedagogical challenges that directly impact the teaching practices of History teachers. This study aims to analyze the performance of EJA teachers at Unidade Escolar Alberto Abdalla, identifying the challenges faced and exploring the possibilities for methodological innovation in History teaching. The research, qualitative in nature, is based on a literature review and the application of questionnaires to teachers working at the school, aiming to understand their perceptions of the available resources, continuing education, and the difficulties encountered in teaching the subject. The results indicate that, despite obstacles such as the lack of teaching materials and the absence of specific training, there are methodological alternatives capable of making teaching more dynamic and meaningful, favoring student learning. It is concluded that valuing EJA and strengthening teacher training are essential factors for improving History teaching in this modality. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10147 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MATEUS_PEREIRA tcc.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 669,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.