Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, Mateus Ribeiro Costa-
dc.date.accessioned2025-10-29T12:03:36Z-
dc.date.available2025-10-29T12:03:36Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10147-
dc.description.abstractRESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar “a prática docente dos professores de História na Educação de Jovens e Adultos, município de Timbiras-MA. Vale salientar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui em uma modalidade de ensino básico criada pelo Governo Federal. Ela é voltada para pessoas que não conseguiram acessar ou finalizar o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Nesse estudo trata-se de ofertar o ensino fundamental por meio do EJA em Timbiras. Essa modalidade enfrenta desafios estruturais, metodológicos e pedagógicos que impactam diretamente a prática docente dos professores de História. Esse trabalho procura mostrar a atuação dos docentes da EJA na Unidade Escolar Alberto Abdalla, identificando os desafios enfrentados e explorando as possibilidades de inovação metodológica no ensino de História. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica e na aplicação de questionários a professores atuantes na escola, com o intuito de compreender suas percepções sobre os recursos disponíveis, a formação continuada e as dificuldades encontradas no ensino da disciplina. Os resultados apontam que, apesar dos entraves como a escassez de materiais didáticos e a ausência de formação específica, há alternativas metodológicas capazes de tornar o ensino mais dinâmico e significativo, favorecendo a aprendizagem dos discentes. Conclui-se que a valorização da EJA e o fortalecimento da capacitação docente são fatores essenciais para a melhoria do ensino de História nessa modalidade. Essa pesquisa procurou-se embasar metodologicamente e teoricamente nas/os autoras/es: Almeida e Gomes (2012), Fernandes e Santos (2017), Lutz e Hernández (2020), Perrenoud (2002), entre outros.ABSTRACT Youth and Adult Education (EJA) is an essential teaching modality to ensure the right to schooling for individuals who, for various reasons, were unable to complete their education at the appropriate age. In the municipality of Timbiras, this modality faces structural, methodological, and pedagogical challenges that directly impact the teaching practices of History teachers. This study aims to analyze the performance of EJA teachers at Unidade Escolar Alberto Abdalla, identifying the challenges faced and exploring the possibilities for methodological innovation in History teaching. The research, qualitative in nature, is based on a literature review and the application of questionnaires to teachers working at the school, aiming to understand their perceptions of the available resources, continuing education, and the difficulties encountered in teaching the subject. The results indicate that, despite obstacles such as the lack of teaching materials and the absence of specific training, there are methodological alternatives capable of making teaching more dynamic and meaningful, favoring student learning. It is concluded that valuing EJA and strengthening teacher training are essential factors for improving History teaching in this modality.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação de jovens e adultos;pt_BR
dc.subjectprática docente;pt_BR
dc.subjectensino de história;pt_BR
dc.subjectmetodologias ativas;pt_BR
dc.subjectformação continuada;pt_BR
dc.subjectyouth and adult education;pt_BR
dc.subjectteaching practice;pt_BR
dc.subjecthistory teaching;pt_BR
dc.subjectactive methodologies;pt_BR
dc.subjectcontinuing education.pt_BR
dc.titleA prática docente dos professores de história na educação de jovens e adultos, município de Timbiraspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching practices of history teachers in youth and adult education, municipality of Timbiraspt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS_PEREIRA tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso669,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.