Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10149
Título: A música de João do Vale: uma proposta metodológica para o ensino de história em Codó- MA
Título(s) alternativo(s): The music of João do Vale: a methodological proposal for teaching history in Codó, Maranhão
Autor(es): COLAÇO, Samuel da Paixão
Palavras-chave: história e música;
joão do vale;
metodologia;
ensino de história;
history and music;
joão do vale;
methodology;
history teaching.
Data do documento: 29-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A presente pesquisa procura oferecer uma proposta metodológica de ensino de História a partir das canções do músico maranhense João do Vale (1934-1996). Nesse sentido, o cancioneiro do artista pedreirense torna-se um rico material para aprendizagem de ensino das humanidades, especialmente na área de História. Essa monografia tem como base a utilização da pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, na medida em que estudaremos diversos aspectos relevantes para compreensão das relações entre música e o ensino de História na escola Municipal Desembargador Sarney de Araújo Costa. Objetivamente buscamos verificar como a música popular brasileira é utilizada como instrumento no ensino de história; entender de que forma a canção de João do Vale contribui para a construção do ensino de história; analisar o cancioneiro do músico pedreirense como fonte histórica em sala de aula. O resultado da pesquisa foi alcançado com a aplicação do questionário na escola municipal Desembargador Sarney de Araújo Costa, desse modo, percebemos que o cancioneiro de João do Vale teve uma boa recepção na comunidade escolar. Efetivamente, também observamos que a música de João do Vale constitui em fonte e ferramenta para o ensino de história, embora saibamos dos desafios e possibilidades do uso da canção em sala de aula, por último constatamos que a educação musical tem importância singular na formação cidadã dos brasileiros. Desse modo, o texto monográfico está embasado teoricamente e metodologicamente nos autores: Damazo (2004), Gondim (2019), Bittencourt (2008), Frazão (2023), Hermeto (2012), Napolitano (2002), entre outros.ABSTRACT This research seeks to offer a methodological proposal for teaching history based on the songs of Maranhão musician João do Vale (1934-1996). In this sense, the songbook of this Pedreirense artist becomes a rich learning material for teaching the humanities, especially in the area of history. This monograph is based on bibliographic and qualitative research, as we will study several aspects relevant to understanding the relationship between music and history teaching at the Desembargador Sarney de Araújo Costa Municipal School. Objectively, we seek to verify how Brazilian popular music is used as an instrument in history teaching; to understand how João do Vale's songs contribute to the construction of history teaching; and to analyze the songbook of the Pedreirense musician as a historical source in the classroom. The research results were obtained through the administration of a questionnaire at the Desembargador Sarney de Araújo Costa Municipal School, thus demonstrating that João do Vale's songbook was well received by the school community. Indeed, we also observe that João do Vale's music constitutes a source and tool for teaching history. Although we are aware of the challenges and possibilities of using songs in the classroom, we finally note that music education has singular importance in the civic formation of Brazilians. Thus, the monograph is theoretically and methodologically based on the authors: Damazo (2004), Gondim (2019), Bittencourt (2008), Frazão (2023), Hermeto (2012), Napolitano (2002), among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10149
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMUEL_COLAÇO tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso934,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.