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Título: O PERFIL DO CONSUMIDOR IDOSO DA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA: uma análise quanto aos hábitos de compra de produtos alimentícios.
Autor(es): Diniz, Patrícia dos Santos
Palavras-chave: Fatores de Influência
Comportamento do Consumidor
Idoso
São Luís
Influence factors
Costumer behavior
Elderly
São Luís
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: O número de idosos tem crescido relevantemente em todo mundo. No Brasil, esse público, também, tem mostrado um aumento significativo há alguns anos e tende a crescer, ainda mais, nos próximos. O idoso já tem se constituído um forte consumidor para o mercado em diversos segmentos e, assim, como qualquer outro consumidor, ele sofre influências psicológicas, dos grupos sociais dos quais participa, da cultura em que estar inserido, além de outras fontes de influência. Diante desse cenário, faz-se necessário conhecer o perfil desse público que tem chamado atenção por conta do seu constante crescimento. Em São Luís/MA, os idosos já são mais de 7% da população, o que motivou, nesse trabalho, analisar o perfil do consumidor idoso da capital maranhense quanto aos hábitos de compra de produtos alimentícios. Esse estudo será de grande valia para as empresas do ramo alimentício, pois contribuirá para que elas conheçam um pouco mais das preferências desse consumidor e identifique alguns fatores que os influenciam. Fez-se um levantamento de dados quantitativos e foram utilizadas, também, a pesquisa bibliográfica e de campo como metodologia. As informações e os dados foram coletados através de um questionário contento 12 perguntas dos tipos fechadas e abertas. Foram aplicados 270 questionários em alguns lugares da capital. O resultado da pesquisa mostrou que os consumidores idosos da cidade de São Luís/MA são homens e mulheres que, em sua grande maioria, são aposentados e responsáveis financeiros pelos seus lares com nível de escolaridade, principalmente, médio e superior. A pesquisa apontou, ainda, que os idosos são mais influenciados pela marca, pela embalagem e pela disposição/localização dos produtos, sendo que dentre estes, a disposição/localização destacou-se como o fator que mais os influencia. Eles compram produtos alimentícios mais, constantemente, em supermercados e feiras de bairros e têm uma preferência por produtos como frutas, arroz, feijão, frango, carne, verduras, etc.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, para obtenção do grau de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Ms. João Maurício carvalho Beserra
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1015
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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