Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10150
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dc.contributor.authorCoelho, Gabriel Freire de Jesus-
dc.date.accessioned2025-10-29T12:28:14Z-
dc.date.available2025-10-29T12:28:14Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10150-
dc.description.abstractRESUMO Este artigo apresenta uma intervenção pedagógica realizada com estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com o propósito de integrar saberes populares sobre plantas medicinais ao ensino de Ciências. O estudo, de abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido na Unidade Municipal Maria Alice Machado, em Codó (MA), com 22 educandos do 6º ano. As etapas incluíram levantamento prévio junto a 25 comerciantes de produtos naturais, aplicação de questionários diagnósticos, rodas de conversa, aulas práticas e uma feira pedagógica. Os resultados demonstraram significativa ampliação dos conhecimentos sobre plantas medicinais, seus usos terapêuticos e riscos associados ao uso inadequado. A articulação entre saberes populares e científicos favoreceu a aprendizagem significativa, o protagonismo estudantil e a valorização da cultura local. Conclui-se que práticas pedagógicas contextualizadas e dialógicas fortalecem o ensino de Ciências na EJAI, promovendo uma educação inclusiva, crítica e culturalmente relevante. ABSTRACT This article presents a pedagogical intervention carried out with students from Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI), aiming to integrate popular knowledge about medicinal plants into Science teaching. The study, with a qualitative-quantitative approach, was conducted at Maria Alice Machado Municipal School, in Codó (MA), involving 22 students from the 6th grade. The stages included a preliminary survey with 25 natural product traders, diagnostic questionnaires, discussion circles, practical classes, and a pedagogical fair. The results showed a significant expansion of knowledge about medicinal plants, their therapeutic uses, and the risks associated with inappropriate use. The articulation between popular and scientific knowledge fostered meaningful learning, student protagonism, and appreciation of local culture. It is concluded that contextualized and dialogical pedagogical practices strengthen Science teaching in EJAI, promoting an inclusive, critical, and culturally relevant education.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectplantas medicinais;pt_BR
dc.subjectsaberes populares;pt_BR
dc.subjecteducação de jovens, adultos e idosos;pt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectmedicinal plants;pt_BR
dc.subjectpopular knowledge;pt_BR
dc.subjectyouth, adult, and elderly education;pt_BR
dc.subjectscience teaching.pt_BR
dc.titlePlantas medicinais na educação de jovens, adultos e idosos: uma intervenção pedagógica no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeMedicinal plants in the education of young people, adults, and the elderly: a pedagogical intervention in science teachingpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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