Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10160| Título: | Estatísticas e ODDS utilizadas pelas casas de apostas esportivas |
| Título(s) alternativo(s): | Statistics and odds used by sports betting sites |
| Autor(es): | MELO, Naiandro Maurice Pereira |
| Palavras-chave: | distribuição de probabilildade; Odds; ensino. probability distribution; applications. |
| Data do documento: | 18-Dez-2023 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | Resumo Este trabalho investiga o cenário das apostas esportivas, com foco nas odds, que represen- tam a probabilidade estatística de um evento ocorrer. Duas questões fundamentais são exploradas: Como as odds são calculadas e utilizadas nas apostas esportivas? E de que forma a compreensão das odds pode ser integrada ao currículo escolar para aprimorar a aprendizagem estatística dos alunos? Na primeira parte, analisamos o processo de cálculo das odds, revelando os métodos estatísticos e matemáticos empregados pelas casas de apostas. Isso inclui a análise de dados históricos, desempenho de equipes e outros fatores relevantes que influenciam na definição das odds. Também exploramos como as odds são utilizadas pelos apostadores para tomar decisões informadas e maximizar seus ganhos. Na segunda parte, investigamos o potencial de integrar o conceito de odds no currículo escolar. Propomos abordagens educacionais inovadoras que utilizam as odds como uma ferramenta para enriquecer o ensino de estatística. Ao fazer isso, visamos melhorar a compreensão prática da teoria das probabilidades por parte dos alunos. Discutimos estratégias pedagó- gicas e recursos didáticos que podem ser empregados para tornar o aprendizado das odds e da estatística mais acessível e envolvente. Este estudo contribui para o entendimento das implicações das odds no mundo das apostas esportivas e sugere maneiras de incorporar esse conceito no ambiente educacional. Além disso, destaca a importância de aliar paixão pelo esporte a oportunidades de aprendizado estatístico, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas e a compreensão prática da teoria das probabilidades. |
| Descrição: | Abstract This work investigates the landscape of sports betting, with a focus on odds, which represent the statistical probability of an event occurring. Two fundamental questions are explored: How are odds calculated and used in sports betting? And how can the understanding of odds be integrated into the school curriculum to enhance students’ statistical learning? In the first part, we delve into the process of calculating odds, revealing the statistical and mathematical methods employed by bookmakers. This includes the analysis of historical data, team performance, and other relevant factors that influence the determination of odds. We also explore how odds are used by bettors to make informed decisions and maximize their winnings. In the second part, we investigate the potential for integrating the concept of odds into the school curriculum. We propose innovative educational approaches that use odds as a tool to enrich the teaching of statistics. In doing so, we aim to enhance students’ practical understanding of probability theory. We discuss pedagogical strategies and teaching resources that can be employed to make learning about odds and statistics more accessible and engaging. This study contributes to the understanding of the implications of odds in the world of sports betting and suggests ways to incorporate this concept into the educational environment, preparing students to face statistical challenges in their lives. Furthermore, it highlights the importance of combining a passion for sports with opportunities for statistical learning, promoting the development of analytical skills and a practical understanding of probability theory. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10160 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Naiandro_Melo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 708,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.