Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALMEIDA, Mauro Henrique Gouveia de-
dc.date.accessioned2025-11-03T14:45:50Z-
dc.date.available2025-11-03T14:45:50Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10176-
dc.description.abstractRESUMO: Os grupos de Bumba meu boi constituem um vasto e complexo conjunto de características expressas em suas dimensões artísticas, estéticas e simbólicas. Esse folguedo se desenvolve sob inúmeras variantes, apresentando diferentes ritmos, danças, instrumentos, músicas, personagens, enredos e indumentárias. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a participação da pessoa idosa dentro do espetáculo popular Bumba meu boi, considerando sua trajetória, forma de atuação e o fluxo informacional gerado por suas experiências e saberes na manifestação cultural. O percurso metodológico envolveu um estudo bibliográfico, realizado por meio de revisão de literatura nas bases de dados Brapci (Base de Dados em Ciência da Informação), periódicos eletrônicos e no portal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foram utilizadas as palavras-chave: pessoa idosa, patrimônio cultural, patrimônio mundial, cultura imaterial, Bumba meu boi e fluxo informacional. A pesquisa também se estendeu a equipamentos culturais, como a Cafua das Mercês, o Convento das Mercês e a Biblioteca Pública Benedito Leite. Além disso, desenvolveu-se pesquisa de campo por meio da observação nos espaços dos arraiais — o que resultou na produção de um vídeo — e da aplicação de entrevistas durante os festejos juninos maranhenses. Os resultados revelaram a diversidade de grupos que organizam as apresentações e vivenciam os festejos juninos, estruturados em torno de cinco sotaques principais: Matraca (ou da Ilha), Zabumba (ou de Guimarães), Orquestra, Costa-de-mão (ou de Cururupu) e baixada (ou de Pindaré). A pesquisa evidenciou ainda o fluxo informacional gerado a partir da participação dos idosos, que se configuram como verdadeiras fontes de informação viva. A relação da pessoa idosa com o fluxo informacional é marcada por uma busca ativa e passiva por informações, com destaque para a televisão e o WhatsApp como principais meios de comunicação. Por meio dessas ferramentas, circulam saberes ancestrais, tradições orais, histórias locais e técnicas que fortalecem o sentimento de pertencimento e a transmissão cultural. Nessa perspectiva, o fluxo informacional ocorre pela disseminação das vivências e das aprendizagens significativas relacionadas às práticas, músicas, sotaques, ritos, danças, personagens, indumentárias e comidas típicas que permeiam toda a festividade. Conclui-se que a participação da pessoa idosa nas festividades do Bumba meu boi vai além do simples ato de brincar: representa uma estratégia de resistência, valorização de sua identidade e reafirmação de seu papel ativo na sociedade. Assim, a festa do Bumba meu boi constitui-se não apenas como um espaço de celebração, mas como um território simbólico de empoderamento da pessoa idosa.___ABSTRACT The Bumba meu boi groups constitute a vast and complex set of characteristics expressed in their artistic, aesthetic, and symbolic dimensions. This folk manifestation develops through numerous variations, presenting different rhythms, dances, instruments, songs, characters, narratives, and costumes. This research aimed to analyze the participation of elderly people within the popular spectacle Bumba meu boi, considering their trajectory, form of performance, and the informational flow generated by their experiences and knowledge in this cultural manifestation. The methodological path involved a bibliographic study, carried out through a literature review in the Brapci database (Base de Dados em Ciência da Informação), electronic journals, and on the website of the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Keywords used included: elderly person, cultural heritage, world heritage, intangible culture, Bumba meu boi, and informational flow. The research also extended to cultural institutions such as Cafua das Mercês, Convento das Mercês, and the Benedito Leite Public Library. In addition, field research was developed through observation in the arraiais (festival venues) — which resulted in the production of a video—and through interviews conducted during the June festivals in Maranhão. The results revealed the diversity of groups that organize the performances and experience the June festivities, structured around five main styles (sotaques): Matraca (or Island), Zabumba (or Guimarães), Orchestra, Costa-de-mão (or Cururupu), and baixada (or Pindaré). The research also highlighted the informational flow generated from the participation of the elderly, who are regarded as true sources of living information. The relationship between elderly people and informational flow is marked by both active and passive information seeking, with television and WhatsApp standing out as the main communication media. Through these means, ancestral knowledge, oral traditions, local stories, and techniques circulate, strengthening the sense of belonging and cultural transmission. From this perspective, the informational flow occurs through the dissemination of lived experiences and meaningful learning related to practices, music, styles, rituals, dances, characters, costumes, and typical foods that permeate the entire festivity. It is concluded that the participation of elderly individuals in the Bumba meu boi festivities goes beyond the simple act of playing: it represents a strategy of resistance, the appreciation of their identity, and the reaffirmation of their active role in society. Thus, the Bumba meu boi festival is not only a space for celebration but also a symbolic territory of empowerment for the elderly.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectbumba meu boi;pt_BR
dc.subjectpessoa idosa;pt_BR
dc.subjectfluxo informacional;pt_BR
dc.subjectsotaques;pt_BR
dc.subjectMaranhão;pt_BR
dc.subjectbumba meu boi.pt_BR
dc.subjectelderly people;pt_BR
dc.subjectinformational flow;pt_BR
dc.subjectstyles;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.titleTrajetórias da pessoa idosa no contexto da festa de bumba meu boi no Maranhão: considerações acerca do fluxo informacionalpt_BR
dc.title.alternativeTrajectories of the elderly in the context of the Bumba Meu Boi festival in Maranhão: considerations on the flow of information.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURO_ALMEIDA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.