Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10177
Título: O HORTO MEDICINAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO ROSELI NUNES
Título(s) alternativo(s): The Medicinal Garden as a Pedagogical Tool in Rural Schools: An Analysis of the Roseli Nunes Rural Education Center
Autor(es): OLIVEIRA, Francisca Alves de
ARAUJO, Maria Railene da Silva
Palavras-chave: Educação Ambiental;
Environmental Education;
Educação contextualizada;
Contextualized Education;
Conhecimentos tradicionais;
Traditional Knowledge;
Práticas Educativas;
Educational Practices;
Plantas Medicinais
Medicinal Plants
Data do documento: 15-Set-2025
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho aborda o uso do horto medicinal como instrumento pedagógico nas escolas do campo, uma análise do Centro de Educação do Campo Roseli Nunes. O trabalho tem como propósito investigar os papéis dos hortos em espaços escolares e sua importância no desenvolvimento de temáticas voltadas à educação ambiental e a preservação das culturas dos povos que vivem no campo, além da sua utilização em disciplinas. A elaboração desta pesquisa contou com análises voltadas a integração do horto medicinal nos currículos das escolas do campo, enfatizando a necessidade de trabalhos voltados a saúde e ao consumo desenfreado de remédios, destacando o cultivo e importância das plantas medicinais a centenas de anos, sendo usada no tratamento e prevenção de doenças, por curandeiros e demais especialistas, além do seu papel nas comunidades tradicionais. Destaca-se também práticas pedagógicas que podem ser aplicadas através dele, além de observações participativas e pesquisas de campo, onde os mesmo foram de suma importância para coleta e análise dos dados, assim como a aplicação de questionários voltados a comunidade escolar, como professores, alunos e egressos da escola, onde foi usado os métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo, com o objetivo de aprofundar-se sobre a utilização do horto na escola pelos professores e como os alunos enxergam a necessidade e a importância de se usar esse tipo de espaço nas aulas.
Descrição: This paper addresses the use of medicinal gardens as a pedagogical tool in rural schools, an analysis by the Roseli Nunes Rural Education Center. The purpose of the paper is to investigate the roles of gardens in school spaces and their importance in the development of themes focused on environmental education and the preservation of the cultures of people living in the countryside, in addition to their use in disciplines. The elaboration of this research included analyses focused on the integration of medicinal gardens in the curricula of rural schools, emphasizing the need for work focused on health and the unbridled consumption of medicines, highlighting the cultivation and importance of medicinal plants for hundreds of years, being used in the treatment and prevention of diseases, by healers and other specialists, in addition to their role in traditional communities. It also highlights pedagogical practices that can be applied through it, in addition to participatory observations and field research, where they were of utmost importance for data collection and analysis, as well as the application of questionnaires aimed at the school community, such as teachers, students and school graduates, where qualitative and quantitative research methods were used, with the aim of delving deeper into the use of the garden at school by teachers and how students see the need and importance of using this type of space in classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10177
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal

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