Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIMÁ, Maria Antonia Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-03T17:28:49Z-
dc.date.available2025-11-03T17:28:49Z-
dc.date.issued2025-09-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10179-
dc.descriptionThis study aims to analyze the contribution of the Agricultural Family School of Capinzal do Norte, Maranhão State, Brazil (EFAC) to Rural Education, considering both the challenges and the potential of its students’ educational process. The research is descriptive in nature and adopts a mixed-methods approach, integrating quantitative and qualitative data. The sample consisted of 20 participants—15 students and 5 teachers—selected at random. Data collection involved semi-structured interviews, observations, and questionnaires, enabling statistical analysis as well as interpretation of the participants’ perceptions and experiences. The findings reveal that EFAC plays a significant role in the holistic education of rural youth, valuing local knowledge and strengthening peasant identity through the Pedagogy of Alternation. Nevertheless, challenges were identified concerning infrastructure, teaching resources, and continuous professional development of teachers, which directly affect the quality of the education provided. It is concluded that the Agricultural Family School represents an important strategy for contextualized education, capable of linking theory and practice while contributing to the sustainable development of rural areas and to the formation of critical and socially engaged individuals.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Escola Família Agrícola de Capinzal do Norte – MA (EFAC) para a Educação do Campo, considerando seus desafios e potencialidades no processo formativo dos estudantes. O estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem mista, integrando dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi composta por 20 participantes, sendo 15 discentes e 5 docentes, selecionados de forma aleatória. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, observações e questionários, permitindo uma análise estatística dos dados, bem como a interpretação das percepções e experiências dos sujeitos. Os resultados indicam que a EFAC desempenha papel relevante na formação integral dos jovens do campo, valorizando saberes locais e fortalecendo a identidade camponesa por meio da Pedagogia da Alternância. Entretanto, foram identificados desafios relacionados à infraestrutura, recursos pedagógicos e formação continuada dos professores, que impactam diretamente a qualidade da educação ofertada. Conclui-se que a Escola Família Agrícola representa uma importante estratégia de educação contextualizada, capaz de articular teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo e para a formação de sujeitos críticos e atuantes em sua realidade social.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação do Campo;pt_BR
dc.subjectRural education;pt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternância;pt_BR
dc.subjectPedagogy of Alternation;pt_BR
dc.subjectFormação Integral;pt_BR
dc.subjectholistic education;pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional de Professorespt_BR
dc.subjectsustainable rural development;pt_BR
dc.subjectteacher professional developmentpt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas da Escola Família Agrícola de Capinzal do Norte - MApt_BR
dc.title.alternativeCHALLENGES AND PERSPECTIVES OF THE FAMILY SCHOOL OF CAPINZAL DO NORTE – MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ANTONIA OLIVEIRA RIMÁ.pdfTCC de Graduação2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.