Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10179Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | RIMÁ, Maria Antonia Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T17:28:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-03T17:28:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-17 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10179 | - |
| dc.description | This study aims to analyze the contribution of the Agricultural Family School of Capinzal do Norte, Maranhão State, Brazil (EFAC) to Rural Education, considering both the challenges and the potential of its students’ educational process. The research is descriptive in nature and adopts a mixed-methods approach, integrating quantitative and qualitative data. The sample consisted of 20 participants—15 students and 5 teachers—selected at random. Data collection involved semi-structured interviews, observations, and questionnaires, enabling statistical analysis as well as interpretation of the participants’ perceptions and experiences. The findings reveal that EFAC plays a significant role in the holistic education of rural youth, valuing local knowledge and strengthening peasant identity through the Pedagogy of Alternation. Nevertheless, challenges were identified concerning infrastructure, teaching resources, and continuous professional development of teachers, which directly affect the quality of the education provided. It is concluded that the Agricultural Family School represents an important strategy for contextualized education, capable of linking theory and practice while contributing to the sustainable development of rural areas and to the formation of critical and socially engaged individuals. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Escola Família Agrícola de Capinzal do Norte – MA (EFAC) para a Educação do Campo, considerando seus desafios e potencialidades no processo formativo dos estudantes. O estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem mista, integrando dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi composta por 20 participantes, sendo 15 discentes e 5 docentes, selecionados de forma aleatória. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, observações e questionários, permitindo uma análise estatística dos dados, bem como a interpretação das percepções e experiências dos sujeitos. Os resultados indicam que a EFAC desempenha papel relevante na formação integral dos jovens do campo, valorizando saberes locais e fortalecendo a identidade camponesa por meio da Pedagogia da Alternância. Entretanto, foram identificados desafios relacionados à infraestrutura, recursos pedagógicos e formação continuada dos professores, que impactam diretamente a qualidade da educação ofertada. Conclui-se que a Escola Família Agrícola representa uma importante estratégia de educação contextualizada, capaz de articular teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo e para a formação de sujeitos críticos e atuantes em sua realidade social. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Educação do Campo; | pt_BR |
| dc.subject | Rural education; | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia da Alternância; | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogy of Alternation; | pt_BR |
| dc.subject | Formação Integral; | pt_BR |
| dc.subject | holistic education; | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento Profissional de Professores | pt_BR |
| dc.subject | sustainable rural development; | pt_BR |
| dc.subject | teacher professional development | pt_BR |
| dc.title | Desafios e perspectivas da Escola Família Agrícola de Capinzal do Norte - MA | pt_BR |
| dc.title.alternative | CHALLENGES AND PERSPECTIVES OF THE FAMILY SCHOOL OF CAPINZAL DO NORTE – MA | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA ANTONIA OLIVEIRA RIMÁ.pdf | TCC de Graduação | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.