Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10180
Título: Com quantos livros de literatura sobre as temáticas de gênero e étnico-raciais se faz uma biblioteca/sala de leitura?
Título(s) alternativo(s): How many literature books on gender and ethnic-racial themes make up a library/reading room?
Autor(es): MARTIN, Ana Lina Dias
Palavras-chave: literatura;
gênero;
étnico-raciais;
literature;
gender;
ethnic-racial.
Data do documento: 30-Mai-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada em 15 escolas, destas, 9 eram instituições da Educação Infantil e 6 escolas do Ensino Fundamental (anos iniciais), do município de Codó (MA). Buscamos, nessa investigação, discutir como acontece a inclusão das temáticas étnico-raciais e de gênero nos livros de literatura disponibilizados nessas instituições. Para isso, adotamos elementos metodológicos da pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que diante do número de livros encontrados, poucos tratam das temáticas pesquisadas, sendo que em alguns espaços de leitura se quer são encontrados. Procuramos destacar a relevância da presença dos livros encontrados, mas também discutir os campos de silenciamento postos com a ausência deles e como os poucos livros encontrados podem reduzir a criação de propostas pedagógicas com essas temáticas.___ABSTRACT: This article presents the results of a survey conducted in 15 schools, 9 of which were Early Childhood Education institutions and 6 were Elementary Schools (initial years), in the city of Codó (MA). In this investigation, we seek to discuss how ethnic-racial and gender themes are included in the literature books made available in these institutions. To this end, we adopted methodological elements of bibliographic research. The results show that, given the number of books found, few deal with the themes researched, and in some reading spaces, they are not even found. We seek to highlight the relevance of the presence of the books found, but also to discuss the areas of silencing created by their absence and how the few books found can reduce the creation of pedagogical proposals with these themes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10180
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Lina_Dias_Martins.pdfTrabalho de Conclusão de Curso752,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.