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http://hdl.handle.net/123456789/10181Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SILVA, Áurea Márcia Aguiar da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T17:37:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-04T17:37:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10181 | - |
| dc.description.abstract | RESUMO: Os saberes ancestrais e as práticas socioculturais de mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu funcionam como mecanismos de resistência perante as opressões sociais, políticas e econômicas que enfrentam nos territórios onde vivem. Assim, esse estudo tematiza a vida e o cotidiano de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu, na cidade de Codó/MA. Trazemos como questão de pesquisa: como os saberes ancestrais de mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu se configuram como práticas de resistência em seus territórios? Diante desse contexto, tem-se os seguintes objetivos: de modo geral, compreender os saberes ancestrais das mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu como práticas de resistência em seus territórios e suas práticas de luta e resistência frente aos desafios contemporâneos como o agronegócio e a exploração predatória. De modo específico, investigar o compartilhamento de saberes tradicionais entre as gerações de mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu; descrever os impactos do agronegócio e, de outras formas de exploração econômica sobre os territórios ocupados pelas Quebradeiras de Coco Babaçu; discutir as interseções entre gênero, etnicidade, educação e território na construção das (re)existências das QCB. Para subsidiar as discussões da pesquisa, utilizamos como intercessores teóricos os estudos de Oliveira (2023), Gonzalez (2020), Brandão (2024), Akotirene (2019) e Adichie (2019). A pesquisa é de cunho qualitativo, em que recorremos a um estudo bibliográfico e de campo. Como procedimentos de coleta de dados temos entrevistas, fotos, imagens e de análise de dados. Cabe mencionar que a pesquisa aconteceu na cidade de Codó/MA, especialmente nas áreas campesinas, tendo como público-alvo as mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu. Os resultados demonstraram para a sociedade a importância delas, para a comunidade onde atuam e contribuíram para que essas mulheres possam ser mais visibilizadas, respeitadas e valorizadas. Assim, a prática das quebradeiras de coco transcende a subsistência: ela representa uma ação política contínua de defesa da vida, da cultura e dos territórios tradicionais frente às múltiplas formas de opressão e apagamento histórico. ____ABSTRACT: The ancestral knowledge and sociocultural practices of women who break the babassu coconut serve as mechanisms of resistance against the social, political, and economic oppression they face in the territories where they live. Thus, this study addresses the lives and daily lives of women who break the babassu coconut in the city of Codó/MA. Our research question is: how do the ancestral knowledge of women who break the babassu coconut configure themselves as practices of resistance in their territories? Given this context, the following objectives are set: in general, to understand the ancestral knowledge of women who break the babassu coconut as practices of resistance in their territories and their practices of struggle and resistance in the face of contemporary challenges such as agribusiness and predatory exploitation. Specifically, to investigate the sharing of traditional knowledge among generations of women who break the babassu coconut; to describe the impacts of agribusiness and other forms of economic exploitation on the territories occupied by the women who break the babassu coconut; discuss the intersections between gender, ethnicity, education and territory in the construction of the (re)existences of QCB. To support the research discussions, we used as theoretical intercessors the studies of Oliveira (2023), Gonzalez (2020), Brandão (2024), Akotirene (2019) and Adichie (2019). The research is of a qualitative nature, in which we resorted to a bibliographic and field study. As data collection procedures we have interviews, photos, images and data analysis. It is worth mentioning that the research took place in the city of Codó/MA, especially in the rural areas, with the target audience being women Babaçu Coconut Breakers. The results demonstrated to society their importance, for the community where they work, and contributed to these women being more visible, respected and valued. Thus, the practice of coconut breakers transcends subsistence: it represents an ongoing political action to defend life, culture and traditional territories against multiple forms of oppression and historical erasure. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | mulheres quebradeiras de coco babaçu; | pt_BR |
| dc.subject | saberes ancestrais; | pt_BR |
| dc.subject | resistência; | pt_BR |
| dc.subject | Codó/Ma; | pt_BR |
| dc.subject | women babassu coconut breakers; | pt_BR |
| dc.subject | ancestral Knowledge; | pt_BR |
| dc.subject | resistance; | pt_BR |
| dc.subject | Codo/MA. | pt_BR |
| dc.title | Mulheres quebradeiras de coco babaçu em Codó/MA: saberes ancestrais de resistência | pt_BR |
| dc.title.alternative | Women who break babaçu coconuts in Codó/MA: ancestral knowledge of resistance. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Aurea_Marcia_Aguiar_da_Silva_TCC.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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