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http://hdl.handle.net/123456789/10182| Título: | Mediações didático-pedagógicas na educação infantil: análise das práticas de leitura e escrita nocontextodo ensino remoto |
| Título(s) alternativo(s): | Didactic-pedagogical mediations in early childhood education: an analysis of reading and writing practices in the context of remote learning. |
| Autor(es): | ARAÚJO, Brenda Jordânia Dias |
| Palavras-chave: | educação infantil; ensino remoto; práticas de leitura e escrita; early childhood education; remote teaching; reading and writing practices. |
| Data do documento: | 12-Dez-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO: A pandemia de Covid-19 impôs desafios inéditos à Educação Infantil, impactando diretamente as práticas pedagógicas voltadas para a leitura e a escrita. Este artigo analisa as dinâmicas e tensões da mediação docente no ensino remoto, refletindo sobre as possibilidades e os limites dessa experiência no desenvolvimento da linguagem escrita em um contexto marcado por desigualdades estruturais. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseia-se em estudos recentes publicados no período pós-pandemia, além de documentos normativos que regulamentaram o ensino remoto emergencial. Os achados indicam que a migração abrupta do ensino presencial para o remoto alterou significativamente as interações pedagógicas, limitou o acesso equitativo à aprendizagem e sobrecarregou as famílias no acompanhamento das atividades escolares. Constatou-se, ainda, que estratégias de adaptação foram adotadas, mas não eliminaram as dificuldades decorrentes da ausência do espaço escolar e da precariedade no acesso a tecnologias digitais. O estudo evidencia a necessidade de reconfigurações estruturais no campo educacional, considerando as implicações dessa experiência para a alfabetização na infância e para a formulação de políticas educacionais mais equitativas.___ABSTRACT: The Covid-19 pandemic imposed unprecedented challenges on Early Childhood Education, directly impacting pedagogical practices related to reading and writing. This article analyzes the dynamics and tensions of teacher mediation in remote teaching, reflecting on the possibilities and limitations of this experience in the development of written language within a context marked by structural inequalities. The research, qualitative and bibliographic in nature, is based on recent studies published in the post pandemic period, as well as regulatory documents that governed emergency remote teaching. The findings indicate that the abrupt transition from in-person to remote education significantly altered pedagogical interactions, limited equitable access to learning, and placed an additional burden on families in supporting school activities. It was also observed that adaptation strategies were implemented, but they did not eliminate the difficulties arising from the absence of the school environment and the precarious access to digital technologies. The study highlights the need for structural reconfigurations in the educational field, considering the implications of this experience for childhood literacy and the formulation of more equitable educational policies. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10182 |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Brenda_Jordania_Dias.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 173,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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