Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10183| Título: | Uma costura matemática formativa: tessituras de aprendizagem construídas no Projeto Centro Timbirense de Matemática |
| Título(s) alternativo(s): | A formative mathematical tapestry: learning frameworks built within the Timbirense Center for Mathematics Project. |
| Autor(es): | REIS, Carla Hiasmin de Oliveira |
| Palavras-chave: | Centro Timbirense de Matemática; olimpíadas de Matemática; ensino de Matemática; resolução de problemas; relatos de experiências; CTM; Timbiras; Codó. Timbirense Mathematics Center. Math olympiads; Mathematics teaching; problem-solving; experience reports; CTM; Timbiras; Codó. |
| Data do documento: | 14-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o Projeto Centro Timbirense de Matemática (CTM). O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3° ao 5° anos do ensino fundamental, cujo objetivo consistia em prepará-los para participar das olimpíadas de matemática. Buscou-se analisar o ensino da matemática na perspectiva da resolução de problemas e como essa metodologia impacta na construção do conhecimento de forma a dar sentido social às aprendizagens construídas pelos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo de abordagem qualitativa, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, sobre Resolução de Problemas a partir das Olimpíadas de Matemática com base em autores como: D’Ambrósio (2006); Allevato; Onuchic (2021); Miranda e Mamede (2023); Polya (1994); Proença (2018), dentre outros. Fez-se uso de análise de narrativas com abordagem qualitativa. Identificamos neste estudo que a metodologia de resolução de problemas utilizando práticas lúdicas estimula significativamente as crianças a adquirirem o gosto pela matemática, dando a ela um sentido social. Constatamos também que além de preparar os alunos para concorrer nas Olimpíadas de Matemática, o projeto CTM nos proporciona vivenciar a interação entre a universidade com a comunidade local, afim de contribuir com o processo de formação docente. A Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Codó, tem uma grande e importante parceria em relação aos alunos da UFMA – CAMPUS CODÓ por envolverem no projeto de extensão do CTM, em relação a esses alunos terem a experiências de acompanhar e auxiliar os alunos do CTM no ensino da matemática. O município de Timbiras, Maranhão, que onde fica localizado o CTM vem tendo bastante relevância de medalhistas timbirenses das Olimpíadas de Matemática por conta dos estudos desse projeto.___Abstract: This article presents an experience report on the Timbirense Mathematics Center (CTM) Project. The project was developed with students in grades 3-5 of elementary school, aiming to prepare them to participate in Math Olympiads. The study sought to analyze mathematics teaching from a problem-solving perspective and how this methodology impacts the construction of knowledge, giving social meaning to the students' learning. To develop this qualitative study, we conducted bibliographic research on Problem Solving from Math Olympiads, based on authors such as D'Ambrósio (2006); Allevato; Onuchic (2021); Miranda and Mamede (2023); Polya (1994); Proença (2018), among others. Narrative analysis with a qualitative approach was used. In this study, we found that the problem-solving methodology, using playful practices, significantly encourages children to develop a love of mathematics, giving it a social meaning. We also found that, in addition to preparing students to compete in the Math Olympiads, the CTM project provided us with an opportunity to experience the interaction between the university and the local community, contributing to the teacher training process. The Federal University of Maranhão, Codó Science Center, has a strong and important partnership with UFMA students—CODÓ CAMPUS—through their involvement in the CTM’s outreach project. These students have the opportunity to mentor and assist CTM students in math instruction. The municipality of Timbiras, Maranhão, where the CTM is located, has been receiving significant Timbiras medalists in the Math Olympiads thanks to the project’s research. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10183 |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CARLA_HIASMIN_DE_OLIVEIRA_REIS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 311,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.