Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10184Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | VIEIRA, Daniela de Abreu | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T18:52:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-04T18:52:22Z | - |
| dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10184 | - |
| dc.description.abstract | RESUMO: A música faz parte da vida humana constituindo-se como ferramenta de desenvolvimento em inúmeras áreas, uma delas é na educação, principalmente na educação infantil, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento de crianças no ambiente escolar. Diante disso, a pesquisa busca responder a seguinte questão-problema: Como ocorre a presença da música em escolas de educação infantil do município de Timbiras, Maranhão? Tendo como objetivo geral investigar como ocorre o uso da música no processo de ensino e aprendizagem em escolas de educação infantil de Timbiras. E como objetivos específicos: conceituar a música e sua relação com a aprendizagem; identificar na rotina da educação infantil a presença da música; verificar a perspectiva docente sobre a importância da música para o ensino e aprendizado das crianças. O caminho metodológico se dará pelo uso de pesquisa qualitativa, discutindo o tema a luz dos principais teóricos que abordam a discussão sobre o uso da música na educação infantil. Também foi realizado pesquisa de campo com 16 professores da rede municipal de ensino do município de Timbiras, através de um roteiro de perguntas que foi disponibilizado do Google Forms. Conclui-se que a música na educação infantil é importante para os alunos na educação infantil, pois constitui-se como uma ferramenta pedagógica que contribui de forma positiva para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, construindo um ambiente escolar harmonioso, empático e divertido. No município de Timbiras, é possível notar como a música faz parte das práticas pedagógicas dos professores, mesmo enfrentando desafios como a falta de instrumentos, porém isso não impossibilita o seu uso em sala de aula. __ABSTRACT: Music is an integral part of human life, serving as a tool for development in numerous areas, one of which is education, especially early childhood education. It directly contributes to the development of children in the school environment. In light of this, the present study aims to address the following research question: How is music present in early childhood education schools in the municipality of Timbiras, Maranhão? The general objective is to investigate how music is used in the teaching and learning process in early childhood education schools in Timbiras. The specific objectives: to define music and its relationship with learning; to identify the presence of music in the routine of early childhood education; and to assess from the perspective of educators the importance of music in teaching and learning with children. The methodological approach will involve qualitative research, discussing the topic in light of major theorists who address the use of music in early childhood education. Field research was also carried out with 16 teachers from the municipal education network in the municipality of Timbiras, using a question guide that was made available on Google Forms. Music in early childhood education is extremely important for students, as it serves as a pedagogical tool that positively contributes to the teaching and learning process, creating a harmonious, empathetic, and enjoyable school environment. In the municipality of Timbiras, it is possible to observe how music is part of the pedagogical practices of teachers, even when facing challenges such as a lack of instruments, though this does not prevent its use in the classroom. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | musicalização; | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil; | pt_BR |
| dc.subject | práticas pedagógicas; | pt_BR |
| dc.subject | musicalization; | pt_BR |
| dc.subject | early childhood Education; | pt_BR |
| dc.subject | pedagogical practices. | pt_BR |
| dc.title | Musicalização na educação infantil em Timbiras-Ma: potencialidades e desafios | pt_BR |
| dc.title.alternative | Music education in early childhood in Timbiras-MA: potential and challenges. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Daniela_de__Abreu_Vieira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.