Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARDOSO, Ellen Kayenne da Silva-
dc.date.accessioned2025-11-04T19:02:26Z-
dc.date.available2025-11-04T19:02:26Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10185-
dc.description.abstractRESUMO: A educação do campo no Brasil enfrenta desafios históricos marcados pelo descaso estatal e pela falta de políticas públicas efetivas. Desde o coronelismo até os movimentos sociais contemporâneos, o cenário do campo tem sido palco de lutas por igualdade educacional. O reconhecimento formal da educação do campo como política pública em 2010 representou um marco importante na luta por direitos e melhorias estruturais. Este artigo busca refletir sobre a realidade da educação no campo, destacando as dificuldades enfrentadas e as ações necessárias para transformar o contexto educacional do campo. A pesquisa baseia-se em narrativas de alunos, professores e coordenadores que viveram a realidade das escolas do campo no Maranhão, revelando não apenas os obstáculos estruturais e pedagógicos, mas também os avanços promovidos por políticas públicas e movimentos sociais.___ABSTRACT: The Educação del Campo in Brazil faces historical challenges marked by state neglect and a lack of effective public policies. From the era of coronelismo to contemporary social movements, the rural landscape has been a stage for struggles for educational equality. The formal recognition of rural education as a public policy in 2010 represented a significant milestone in the fight for rights and structural improvements. This article seeks to reflect on the reality of rural education, highlighting the difficulties faced and the actions necessary to transform the rural educational context. The research is based on narratives from students, teachers, and coordinators who have experienced the reality of rural schools in Maranhão, revealing not only structural and pedagogical obstacles but also the progress brought about by public policies and social movements.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação do Campo;pt_BR
dc.subjectpolíticas educacionais;pt_BR
dc.subjectmovimentos sociais;pt_BR
dc.subjectMaranhão;pt_BR
dc.subjectEducação do Campo;pt_BR
dc.subjecteducational policies;pt_BR
dc.subjectsocial movements;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.titleVozes do campo: narrativas sobre políticas educacionais e educação do campo no Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeVoices from the countryside: narratives about educational policies and rural education in Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ellen_Kayenne_da_Silva_Cardoso_.pdfTrabalho de Conclusão de Curso369,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.