Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10185
Título: Vozes do campo: narrativas sobre políticas educacionais e educação do campo no Maranhão
Título(s) alternativo(s): Voices from the countryside: narratives about educational policies and rural education in Maranhão
Autor(es): CARDOSO, Ellen Kayenne da Silva
Palavras-chave: Educação do Campo;
políticas educacionais;
movimentos sociais;
Maranhão;
Educação do Campo;
educational policies;
social movements;
Maranhão.
Data do documento: 22-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A educação do campo no Brasil enfrenta desafios históricos marcados pelo descaso estatal e pela falta de políticas públicas efetivas. Desde o coronelismo até os movimentos sociais contemporâneos, o cenário do campo tem sido palco de lutas por igualdade educacional. O reconhecimento formal da educação do campo como política pública em 2010 representou um marco importante na luta por direitos e melhorias estruturais. Este artigo busca refletir sobre a realidade da educação no campo, destacando as dificuldades enfrentadas e as ações necessárias para transformar o contexto educacional do campo. A pesquisa baseia-se em narrativas de alunos, professores e coordenadores que viveram a realidade das escolas do campo no Maranhão, revelando não apenas os obstáculos estruturais e pedagógicos, mas também os avanços promovidos por políticas públicas e movimentos sociais.___ABSTRACT: The Educação del Campo in Brazil faces historical challenges marked by state neglect and a lack of effective public policies. From the era of coronelismo to contemporary social movements, the rural landscape has been a stage for struggles for educational equality. The formal recognition of rural education as a public policy in 2010 represented a significant milestone in the fight for rights and structural improvements. This article seeks to reflect on the reality of rural education, highlighting the difficulties faced and the actions necessary to transform the rural educational context. The research is based on narratives from students, teachers, and coordinators who have experienced the reality of rural schools in Maranhão, revealing not only structural and pedagogical obstacles but also the progress brought about by public policies and social movements.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10185
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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