Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10186
Título: Produção curricular e docência na era da inteligência artificial: modos de endereçamento e implicações pedagógicas
Título(s) alternativo(s): Curriculum production and teaching in the age of artificial intelligence: approaches and pedagogical implications.
Autor(es): CARVALHO, Fernando Uily Almeida
Palavras-chave: inteligência artificial;
produção curricular;
docência;
neoliberalismo;
netnografia;
artificial intelligence;
curriculum development;
teaching;
neoliberalism;
netnography.
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este artigo analisa os modos como as ferramentas de Inteligências Artificiais Generativas (IAs Gen) são divulgadas e direcionadas a docentes para produção curricular, evidenciando suas implicações pedagógicas e relações com a lógica neoliberal. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva pós-crítica de currículo, compreendendo-o como artefato cultural e território de disputa política. Metodologicamente, utilizamos a netnografia para investigar perfis no Instagram e TikTok que ensinam professores a incorporar IAs Gen em suas práticas pedagógicas. Os resultados indicam que tais ferramentas são promovidas como soluções rápidas e eficientes, reduzindo o trabalho docente a tarefas operacionais e tecnicistas. Ao priorizar a produção instantânea de materiais padronizados, a IA Gen reforça a lógica neoliberal, que busca docentes práticos e reprodutores, em detrimento de sua autonomia intelectual e crítica. Além disso, a dependência dessas tecnologias pode desvalorizar o planejamento pedagógico como ato criativo e reflexivo. Argumentamos que a IA Gen, quando utilizada de forma acrítica, contribui para a precarização do trabalho docente e a padronização curricular, ignorando as especificidades locais e subjetivas da educação. Concluímos que é fundamental problematizar os usos da IA Gen na produção curricular, garantindo que sua incorporação ocorra de maneira crítica e comprometida com a formação de sujeitos autônomos e reflexivos.__ABSTRACT This article analyzes how Artificial Intelligence (AI) tools are promoted and directed toward teachers for curriculum development, highlighting their pedagogical implications and connections with neoliberal logic. The research is grounded in a post-critical curriculum perspective, understanding it as a cultural artifact and a site of political dispute. Methodologically, we employ netnography to investigate Instagram and TikTok profiles that teach educators how to incorporate AI into their pedagogical practices. The results indicate that these tools are promoted as quick and efficient solutions, reducing teaching work to operational and technical tasks. By prioritizing the instant production of standardized materials, AI reinforces neoliberal logic, which favors practical and replicative teachers over their intellectual and critical autonomy. Furthermore, dependence on these technologies can devalue pedagogical planning as a creative and reflective act. We argue that when used uncritically, AI contributes to the precarization of teaching work and the standardization of curricula, disregarding the local and subjective specificities of education. We conclude that it is essential to problematize the use of AI in curriculum production, ensuring its incorporation occurs critically and is committed to forming autonomous and reflective subjects.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10186
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando_Uily_Almeida_Carvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso646,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.