Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10188| Título: | Saberes que se reinventam: o papel das bibliotecas escolares na educação de jovens adultos e idosos em uma escola no município de Codó/Ma |
| Título(s) alternativo(s): | Knowledge that reinvents itself: the role of school libraries in the education of young adults and the elderly in a school in the municipality of Codó/MA. |
| Autor(es): | LEMOS, Ima da Cruz |
| Palavras-chave: | biblioteca escolar; práticas de leitura; EJAI; Codó/MA; school library; reading practices; EJAI; Codó/MA. |
| Data do documento: | 10-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO: Este estudo investiga como as bibliotecas escolares podem incentivar as práticas de leitura entre os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com base na experiência de uma escola do município de Codó/MA. A pesquisa parte da seguinte problemática: como uma biblioteca escolar pode incentivar as práticas de leitura entre os(as) estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos? Como objetivo geral busca: investigar como a biblioteca escolar pode incentivar as práticas de leitura entre os(as) estudantes da EJAI, enfrentando os desafios e identificando as estratégias mais eficazes para promover o hábito de leitura. Entre os objetivos específicos, destacam-se: Descrever as estratégias adotadas pela biblioteca escolar para incentivar a leitura entre os(as) estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI); problematizar os desafios e perspectivas enfrentados pelas bibliotecas e pelos educadores no incentivo à leitura; e investigar a percepção dos(as) estudantes da EJAI sobre a importância das bibliotecas no processo de aprendizagem e letramento. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com base teórica em autores como Alves (2017), Guilherme (2023), Freire (1996), Silva (2015), Vilela (2009) e Campello (2012). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e observações, com análise fundamentada na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que, embora a biblioteca ainda seja pouco explorada em seu potencial, ela é percebida pelos(as) sujeitos(as) da EJAI como um espaço promissor de transformação, inclusão e desenvolvimento pessoal. A partir disso, o estudo propõe reflexões e caminhos para que a biblioteca escolar seja integrada ao projeto pedagógico de forma mais efetiva, tornando-se um ambiente acolhedor, acessível e significativo para todos(as).___ABSTRACT: This study investigates how school libraries can encourage reading practices among students of Youth, Adult and Elderly Education (EJAI), based on the experience of a school in the city of Codó/MA. The research starts from the following problem: how can the school library encourage reading practices among students of Youth, Adult and Elderly Education? As a general objective, it seeks to: analyze how the school library can encourage reading practices among EJAI students, facing the challenges and identifying the most effective strategies to promote the reading habit. Among the specific objectives, the following stand out: Describe the strategies adopted by the school library to encourage reading among students of Youth, Adult and Elderly Education (EJAI); problematize the challenges and perspectives faced by libraries and educators in encouraging reading; and investigate the perception of EJAI students about the importance of libraries in the learning and literacy process. The research has a qualitative approach, with a theoretical basis in authors such as Alves (2017), Guilherme (2023), Freire (1996), Silva (2015), Vilela (2009) and Campello (2012). Data collection was carried out through semi-structured interviews, questionnaires and observations, with analysis based on the content analysis technique. The results indicate that, although the library is still little explored in its potential, it is perceived by the subjects of EJAI as a promising space for transformation, inclusion and personal development. Based on this, the study proposes reflections and paths so that the school library can be integrated into the pedagogical project in a more effective way, becoming a welcoming, accessible and meaningful environment for all. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10188 |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ilma_da_Cruz_Lemos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.