Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10189
Título: Projeto alfabetização e letramento na educação especial: concepções dos docentes da Associação Pestalozzi de Codó
Título(s) alternativo(s): Literacy and reading comprehension project in special education: conceptions of teachers from the Pestalozzi Association of Codó.
Autor(es): COSTA, Joelma Santana Reis
Palavras-chave: contação de história;
educação especial;
alfabetização e letramento;
storytelling;
special education;
literacy and literacy.
Data do documento: 14-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O processo de ensinar a ler e escrever na Educação Especial deve acontecer tendo como um dos seus principais pilares a realidade dos estudantes, observando suas necessidades e utilizando metodologias e recursos que os auxiliam no desenvolvimento. Em vista disso, a pesquisa procurou investigar qual a concepção dos professores da escola Pestalozzi de Codó, Maranhão em relação ao Projeto de Alfabetização e Letramento na Educação Especial do curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão. Assim, buscamos estudar os conceitos de alfabetização e letramento, as atividades realizadas pelo projeto na perspectiva de alfabetizar letrando e saber as concepções dos professores com relação as atividades propostas pelo Projeto. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e teve como aporte teórico os autores: Soares (2009), Coelho e Castro (2010), Almeida (2021) entre outros. Foi realizado uma pesquisa de campo no segundo semestre de 2023 com a participação nas atividades do Projeto e também de oito professores da escola Pestalozzi, que responderam o questionário aplicado. Desta forma, a partir das informações colhidas, a pesquisa detectou que na perspectiva dos docentes da Escola Pestalozzi, o Projeto de Alfabetização e Letramento contribuiu com a escola com ações de alfabetizar e letra na escola utilizando a literatura como ponto de partida.___ABSTRACT: The process of teaching reading and writing in Special Education must be based on the students' realities, observing their needs and utilizing methodologies and resources that support their development. Therefore, this research sought to investigate the perceptions of teachers at the Pestalozzi School in Codó, Maranhão, regarding the Literacy and Literacy in Special Education Project, part of the Pedagogy program at the Codó Science Center of the Federal University of Maranhão. Thus, we sought to study the concepts of literacy and literacy, the activities carried out by the project from the perspective of literacy development, and to understand teachers' perceptions of the activities proposed by the Project. The research used a qualitative approach and drew theoretical contributions from authors such as Soares (2009), Coelho and Castro (2010), and Almeida (2021), among others. Field research was conducted in the second half of 2023, involving eight Pestalozzi School teachers who participated in the Project's activities and completed the questionnaire. Thus, based on the information collected, the research found that from the perspective of the teachers at Pestalozzi School, the Literacy and Reading Project contributed to the school with literacy and reading activities using literature as a starting point.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10189
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA_SANTANA_REIS_COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso818,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.