Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1019
Título: INOVAÇÃO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS: perspectivas na formulação estratégica de uma microempresa - Caso RPC Rede de Proteção
Autor(es): Rodrigues, Laís Francisca Ramos
Palavras-chave: Formulação Estratégica
Modelo de negócio
Inovação
Canvas
Strategy Formulation
Business model
Innovation
Canvas
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como propósito realizar uma formulação estratégica da microempresa RPC – Redes de proteção. O interesse surgiu a partir das dificuldades encontradas dentro da microempresa por falta de um modelo de negócio que supra suas necessidades emergenciais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e análise da entrevista com a microempresária. Foi abordada, a princípio, toda a contextualização teórica sobre a evolução do conceito de inovação, seus tipos e suas aplicações dentro do universo empresarial; o processo de modelagem com o seu conceito evolutivo e sua diferenciação de um plano de negócios. Para início do processo da formulação estratégica, conceituou-se o processo de modelagem de negócios, suas premissas e logo após foi apresentada a ferramenta canvas. Realizou-se a modelagem da microempresa utilizando esta ferramenta e, ao final do estudo, ficam algumas análises e sugestões de melhorias.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, para conclusão do curso. Orientador: Prof. Msc. Anderson Lourenço Miranda
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1019
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaisFrancisca.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.