Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALENCAR, Katiana Lima Fernandes de-
dc.date.accessioned2025-11-05T17:59:11Z-
dc.date.available2025-11-05T17:59:11Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10194-
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo tem como objetivo compreender experiências vividas durante o estágio supervisionado na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizado na Unidade Escolar Municipal Maria Alice Machado, em Codó (MA).O relato adota uma abordagem qualitativa, baseada em registros narrativos autobiográficos, que discutem as relações estabelecidas com discentes da Unidade Escolar Municipal Maria Alice Machado, em Codó (MA), com a professora regente e a equipe escolar, além de discutir os desafios enfrentados no contexto do ensino noturno e do ano eleitoral de 2024. O percurso do estágio foi desenvolvido em etapas: observação participante, regência e elaboração de um projeto de intervenção pedagógica interdisciplinar envolvendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. As análises destacam o impacto do estágio na formação docente inicial, evidenciando a construção de identidades profissionais e a ressignificação do papel do educador na EJAI. As conclusões apontam a potência do estágio como espaço de aprendizagens significativas, relações afetivas e desenvolvimento de práticas pedagógicas que respondem às especificidades dos sujeitos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades e ausências estruturais.___ABSTRACT: This article aims to present a formative narrative based on experiences during the supervised internship in Youth, Adult and Elderly Education (EJAI), carried out at the Maria Alice Machado Municipal School Unit in Codó (MA). The report adopts a qualitative approach with emphasis on autobiographical narrative records, exploring the relationships established with students, the supervising teacher and the school team, as well as the challenges faced in the context of night school and an election year. The internship was developed in stages: participant observation, teaching practice, and the elaboration of an interdisciplinary pedagogical intervention project involving the fields of Portuguese Language and Mathematics. The analyses highlight the impact of the internship on initial teacher training, evidencing the construction of professional identities and the redefinition of the educator's role in EJAI. The conclusions point to the internship's potential as a space for meaningful learning, affective relationships, and the development of pedagogical practices that respond to the specificities of Youth, Adult and Elderly Education students, especially in contexts marked by vulnerabilities and structural absences.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestágio supervisionado;pt_BR
dc.subjectnarrativas formativas;pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens, Adultos e Idosos; Autobiografia.pt_BR
dc.subjectsupervised Internship;pt_BR
dc.subjectformative narratives;pt_BR
dc.subjectEducation for Young People, Adults and the Elderly; Autobiography.pt_BR
dc.titleEntrelaçando histórias de formação: narrativas do estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosospt_BR
dc.title.alternativeIntertwining formative stories: narratives of internships in Youth, Adult and Elderly Education.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katiana_Lima_Fernandes_de_Alencar.pdfTrabalho de Conclusão de Curso628,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.