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http://hdl.handle.net/123456789/10198Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SILVA, Lucas Regos da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T18:22:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T18:22:26Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10198 | - |
| dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho investiga como a produção acadêmica brasileira tem abordado a presença da inteligência artificial (IA) no campo educacional, com especial atenção à sua interface com o currículo. Por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória e qualitativa, foram analisadas 45 teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidas entre 2004 e 2024. A análise dos resumos dessas obras permitiu identificar tendências, lacunas e abordagens diversas sobre a integração da IA na Educação Básica e no Ensino Superior. Os resultados indicam que, embora haja um crescimento no uso pedagógico da IA, ainda são escassas as discussões que articulam essas tecnologias ao debate curricular de forma crítica e estruturada. O estudo também evidencia preocupações éticas e sociais relacionadas à desumanização do ensino, à desvalorização do trabalho docente e à desigualdade no acesso às inovações tecnológicas. Por fim, a pesquisa defende a necessidade de práticas curriculares que incorporem a IA de modo consciente, ético e formativo, reafirmando a centralidade do humano no processo educativo.___ABSTRACT: This study investigates how Brazilian academic research has addressed the presence of artificial intelligence (AI) in education, with particular attention to its interface with the curriculum. Through exploratory and qualitative bibliographic research, 45 theses and dissertations from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), produced between 2004 and 2024, were analyzed. The analysis of the abstracts revealed trends, gaps, and diverse approaches to AI integration in both Basic and Higher Education. The results indicate that although pedagogical use of AI is increasing, discussions that critically and systematically connect AI to curricular debates remain limited. The study also highlights ethical and social concerns related to the dehumanization of teaching, the undervaluing of teachers’ work, and unequal access to technological innovations. Ultimately, the research advocates for curricular practices that incorporate AI in a conscious, ethical, and formative manner, reaffirming the centrality of the human in the educational process. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | currículo; | pt_BR |
| dc.subject | inteligência artificial; | pt_BR |
| dc.subject | educação; | pt_BR |
| dc.subject | produção acadêmica: | pt_BR |
| dc.subject | curriculum; | pt_BR |
| dc.subject | artificial intelligence; | pt_BR |
| dc.subject | education; | pt_BR |
| dc.subject | academic production | pt_BR |
| dc.title | Currículo em tempos de inteligência artificial: mapeamento da produção acadêmica brasileira | pt_BR |
| dc.title.alternative | Curriculum in the age of artificial intelligence: mapping Brazilian academic production. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Lucas_Regos_da_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 439,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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