Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10199
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dc.contributor.authorSANTOS, Maria do Socorro da Silva dos-
dc.date.accessioned2025-11-05T18:27:45Z-
dc.date.available2025-11-05T18:27:45Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10199-
dc.description.abstractRESUMO: A leitura literária desempenha um papel essencial na formação integral do indivíduo, especialmente nos anos iniciais da escolarização. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a alfabetização marca o primeiro contato formal das crianças com a leitura, tornando fundamental a adoção de práticas pedagógicas que incentivem o interesse e o prazer pelos livros. No entanto, a literatura nem sempre é integrada de forma significativa ao processo de ensino, sendo frequentemente substituída por abordagens mecânicas da leitura e da escrita. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas utilizadas na mediação da leitura em sala de aula pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do município de Codó-MA. E como objetivos específicos: identificar os principais desafios e estratégias dos professores no processo de mediação da leitura e verificar os impactos dessas ações no interesse e no desenvolvimento na formação de leitores. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os principais autores utilizados foram, Colomer (2007), Abramovich (1997), Cosson (2021), Zilberman (2003) que reforçam a concepção de que a literatura não deve ser vista apenas como um recurso complementar, mas como parte central da formação leitora e cidadã.. A relevância do tema justifica-se pela necessidade de promover a Leitura Literária como um instrumento pedagógico capaz de ampliar o repertório cultural das crianças e fortalecer sua relação com os livros desde os primeiros anos de escolarização. Os resultados obtidos evidenciam que, embora os professores reconheçam a importância da leitura literária para a formação integral dos alunos, enfrentam desafios significativos para sua efetivação. Entre eles, destacam-se a presença de alunos com dificuldades de leitura, a falta de hábito e interesse pela leitura, o acesso limitado a materiais literários, a baixa participação familiar, ao longo desta pesquisa, foi possível observar que as estratégias utilizadas pelos professores para trabalhar a leitura literária contribuem não apenas para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também para a ampliação da imaginação, da empatia, do senso crítico e da compreensão da diversidade cultural.__ABSTRACT: Literary reading plays an essential role in the integral development of the individual, especially in the early years of schooling. In the early years of Elementary School, literacy marks children’s first formal contact with reading, making it essential to adopt pedagogical practices that encourage interest and pleasure in books. However, literature is not always meaningfully integrated into the teaching process, often being replaced by mechanical approaches to reading and writing.In this context, the general objective of this study is to analyze the pedagogical practices used in the mediation of reading in the classroom by teachers in the early years of Elementary School in the municipality of Codó-MA. The specific objectives are: to identify the main challenges and strategies adopted by teachers in the process of reading mediation, and to verify the impacts of these actions on students’ interest and development in becoming readers.The methodology adopts a qualitative approach, using semi-structured questionnaires applied to teachers in the early years of Elementary School. The main authors referenced include Colomer (2007), Abramovich (1997), Cosson (2021), and Zilberman (2003), who emphasize the idea that literature should not be seen merely as a supplementary resource, but as a central part of the development of reading skills and citizenship.The relevance of this theme lies in the need to promote literary reading as a pedagogical tool capable of expanding children’s cultural repertoire and strengthening their relationship with books from the earliest years of schooling. The results show that, although teachers recognize the importance of literary reading for the students’ integral development, they face significant challenges in its implementation. These include the presence of students with reading difficulties, the lack of reading habits and interest, limited access to literary materials, and low family involvement.Throughout this research, it was observed that the strategies used by teachers to work with literary reading contribute not only to the development of linguistic skills but also to the expansion of imagination, empathy, critical thinking, and understanding of cultural diversity.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectleitura literária;pt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjectestratégias de leitura;pt_BR
dc.subjectliterary reading;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices;pt_BR
dc.subjectreading strategies.pt_BR
dc.titleEstratégias de leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading strategies in the early years of elementary school in a municipal school in Codó-MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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