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Título: Evasão e retorno escolar na EJA em Timbiras/MA: um estudo sobre desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): School dropout and return in EJA (Youth and Adult Education) in Timbiras/MA: a study on challenges and possibilities.
Autor(es): MELO, Maria Thaylane Pereira de
Palavras-chave: EJA;
evasão;
retorno;
permanência;
Timbiras/MA;
EJA;
dropout;
return;
permanence;
Timbiras/MA.
Data do documento: 11-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente trabalho pretende evidenciar os fatores que causam a evasão escolar e retorno dos estudantes da EJA em Timbiras/MA, assim como os que influenciam sua permanência. Dessa forma, aborda a seguinte questão de pesquisa: Que fatores influenciam a evasão, o retorno e a permanência na EJA em Timbiras/MA? A partir disso, o objetivo geral deste estudo é compreender o que causa a evasão, o retorno e permanência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Timbiras/MA. De modo específico, pretende-se identificar as razões predominantes para o abandono escolar; compreender as motivações que levam os jovens e adultos a retomarem seus estudos e examinar como as práticas pedagógicas adotadas na EJA podem contribuir para promover a continuidade da trajetória educacional das/os estudantes no município. Este trabalho é justificado pela necessidade de compreender as razões que levam jovens e adultos a abandonarem os estudos e os fatores que os incentivam a retornar, com vistas a propor estratégias mais adequadas para fortalecer o papel da EJA. A fundamentação teórica é composta pelas ideias de Paulo Freire (2007), Moacir Gadotti (2013) e Lakatos e Marconi (2003) entre outros autores que serviram de base para a pesquisa, além de documentos oficiais da educação brasileira como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e o Plano Estadual de Educação (Maranhão, 2014). A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal Girassol, utilizando-se de observações e uma entrevista semiestruturada com estudantes da turma do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da EJA, além de ser realizado um questionário com um dos professores atuantes da EJA. Como resultados, destacamos que os principais fatores que levam à evasão escolar são o trabalho, responsabilidades familiares tanto no caso de homens quanto de mulheres, questões socioeconômicas e a falta de tempo e incentivo para continuarem seus estudos, também é destacado que o que leva ao retorno é a necessidade de se alfabetizarem, melhores oportunidades de trabalho, autonomia e a busca pela melhoria de vida.___ABSTRACT: This study aims to highlight the factors that cause school dropout and return of EJA students in Timbiras/MA, as well as those that influence their permanence. Thus, it addresses the following research question: What factors influence dropout, return and permanence in EJA in Timbiras/MA? Based on this, the general objective of this study is to understand what causes dropout, return and permanence in Youth and Adult Education (EJA) in Timbiras/MA, specifically to identify the predominant reasons for school dropout; understand the motivations that lead young people and adults to return to their studies and examine how the pedagogical practices adopted in EJA can contribute to promoting the continuity of the educational trajectory of students in the municipality. This work is justified by the need to understand the reasons that lead young people and adults to drop out of school and the factors that encourage them to return, with a view to proposing more appropriate strategies to strengthen the role of EJA. The theoretical basis is composed of the ideas of Paulo Freire (2007); Moacir Gadotti (2013) and Lakatos and Marconi (2003) among other authors who served as a basis for the research, in addition to official documents of Brazilian education such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education of 1996 and the State Education Plan (Maranhão, 2014). Based on a qualitative approach, the field research was carried out at the Sunflower Municipal School, using observations and a semi-structured interview with students from the 1st to 3rd grade of elementary school of EJA, in addition to a questionnaire being carried out with one of the active EJA teachers. As results, we highlight that the main factors that lead to school dropout are work, family responsibilities in the case of both men and women, socioeconomic issues and the lack of time and incentive to continue their studies. It is also highlighted that what leads to return is the need to become literate, better job opportunities, autonomy and the search for a better life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10200
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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