Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10201| Título: | A contação de história na pré-escola: potencialidades e estratégias docentes |
| Título(s) alternativo(s): | Storytelling in preschool: potential and teaching strategies. |
| Autor(es): | CARIMAN, Marta Denise Mesquita |
| Palavras-chave: | contação de histórias; educação infantil; práticas pedagógicas; formação de leitores; storytelling; early childhood education; pedagogical practices; reader training. |
| Data do documento: | 1-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO: O tema central desta pesquisa é a presença da contação de história na Educação Infantil, considerando sua relação direta com o processo de desenvolvimento social e cognitivo da criança, no intuito de favorecer a formação de futuros leitores, e a problemática que justifica a realização do estudo é compreender como essa prática é desenvolvida no ambiente escolar desde a Educação infantil, tal como é vista e compreendida na perspectiva docente. Diante desse contexto tem-se os seguintes objetivos, de modo geral: compreender como a leitura é incentivada em uma escola da rede pública no município de Codó, Maranhão. De modo específico: verificar a presença e frequência da contação de histórias na creche; compreender a percepção dos professores sobre a prática no contexto da Educação Infantil; e investigar as estratégias de leitura utilizadas pelos professores na contação de histórias. Para subsidiar as discussões da pesquisa, a base teórica que orienta o desenvolvimento do estudo consiste em Costa (2019), Reis; Côco, Chisté (2023), Gonçalves; Lopes (2020) sobre a temática do surgimento da contação de história no contexto geral e sua relevância. No que se refere a leitura e a contação de histórias como prática pedagógica que contribui para o desenvolvimento da criança, nos embasamos em Abramovich (1989), Cosson (2014) e Coelho (1981). A pesquisa foi realizada na escola municipal Creche Menino Jesus, durante o período de estágio no ano de 2023, com retorno para concluir as investigações em 2024, foram utilizados instrumentos como o caderno de campo e entrevista semiestruturada como coleta de dados. Os resultados obtidos indicaram que a prática de narrar histórias esteve presente na rotina escolar da instituição, sendo uma atividade pedagógica fundamental para o desenvolvimento infantil no quesito social, cognitivo e emocional da criança, beneficiando para o incentivo à formação de futuros leitores.___ABSTRACT: The central theme of this research is the presence of storytelling in Early Childhood Education, considering its direct relationship with the child's social and cognitive development process, with the aim of favoring the formation of future readers, and the problem that justifies the study is to understand how this practice is developed in the school environment since Early Childhood Education, as it is seen and understood from the teaching perspective. In this context, the following general objectives are established: to understand how reading is encouraged in a public school in the municipality of Codó, Maranhão. Specifically, to verify the presence and frequency of storytelling in daycare; to understand teachers' perceptions of the practice in the context of Early Childhood Education; and to investigate the reading strategies used by teachers in storytelling. To support the research investigation, a theoretical basis that guides the development of the study consists of Costa (2019), Reis; Côco, Chisté (2023), Gonçalves; Lopes (2020) on the theme of the emergence of storytelling in the general context and its relevance. Noting that it refers to reading and storytelling as a pedagogical practice that contributes to the development of children, we base ourselves on Abramovich (2009), Cosson (2014) and Coelho (1981). The research was carried out at the Creche Menino Jesus municipal school, during the internship period in 2023, with a return to conclude the investigations in 2024, instruments such as the field notebook and semi-structured interview were used for data collection. The results indicated that the practice of storytelling was present in the school routine of the institution, being a fundamental pedagogical activity for child development in the social, cognitive and emotional aspects of the child, benefiting the formation of future readers. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10201 |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Marta_Denise_Mesuita_Cariman.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.