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dc.contributor.authorSANTOS, Rayane Seles dos-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:04:29Z-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:04:33Z-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:04:34Z-
dc.date.available2025-11-05T19:04:29Z-
dc.date.available2025-11-05T19:04:33Z-
dc.date.available2025-11-05T19:04:34Z-
dc.date.issued2025-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10202-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa tematiza a Educação Inclusiva, evidenciando desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiências em ambientes educacionais. Para tanto, definimos como questão de pesquisa: quais os desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiências em ambientes educacionais? Desta forma, o objetivo é analisar os desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiências em ambientes educacionais. Para composição do referencial teórico, adotamos estudos sobre a educação e a Educação Inclusiva, suas conceituações, panorama nacional e diretrizes legais, Libâneo (1985, 2018), Mantoan (2015), Mazzotta (2017) e Paulo Freire (2013, 2019). Como metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa, com etapas bibliográfica e de campo. Os resultados indicam que existem desafios para implementação da Educação Inclusiva, como infraestrutura física, formação de educadoras/es, etc.; e estratégias para sua efetivação, como: salas de suporte, adaptações curriculares, etc.). Por fim, concluímos que a inclusão vai além da matrícula, é preciso garantir qualidade no ensino com profissionais qualificadas/os e infraestrutura adequada.___ABSTRACT: This research addresses inclusive education, highlighting challenges and strategies for promoting the inclusion of students with disabilities in educational settings. To this end, we defined the following research question: What are the challenges and strategies for promoting the inclusion of students with disabilities in educational settings? Thus, the objective is to identify the challenges and strategies for promoting the inclusion of students with disabilities in educational settings. To compose the theoretical framework, we adopted studies on education and inclusive education, their conceptualizations, national panorama, and legal guidelines, as Libâneo (1985, 2018), Mantoan (2015), Mazzotta (2017) e Paulo Freire (2013, 2019). As a methodology, we opted for qualitative research, with bibliographic and fieldwork phases. The results indicate challenges to implementing inclusive education, such as physical infrastructure, educator training, etc.; and strategies for its implementation, such as support rooms, curricular adaptations, etc.). Finally, we conclude that inclusion goes beyond enrollment; it is necessary to ensure quality teaching with qualified professionals and adequate infrastructure.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectsala de recursos;pt_BR
dc.subjecteducação básica;pt_BR
dc.subjectTimbiras/MA;pt_BR
dc.subjectinclusive education;pt_BR
dc.subjectresource room;pt_BR
dc.subjectbasic education;pt_BR
dc.subjectTimbiras;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiência em ambientes educacionaispt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: challenges and strategies to promote the inclusion of students with disabilities in educational environments.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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