Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10202
Título: Educação inclusiva: desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiência em ambientes educacionais
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: challenges and strategies to promote the inclusion of students with disabilities in educational environments.
Autor(es): SANTOS, Rayane Seles dos
Palavras-chave: educação inclusiva;
sala de recursos;
educação básica;
Timbiras/MA;
inclusive education;
resource room;
basic education;
Timbiras;
Maranhão.
Data do documento: 26-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa tematiza a Educação Inclusiva, evidenciando desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiências em ambientes educacionais. Para tanto, definimos como questão de pesquisa: quais os desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiências em ambientes educacionais? Desta forma, o objetivo é analisar os desafios e estratégias para promover a inclusão de estudantes com deficiências em ambientes educacionais. Para composição do referencial teórico, adotamos estudos sobre a educação e a Educação Inclusiva, suas conceituações, panorama nacional e diretrizes legais, Libâneo (1985, 2018), Mantoan (2015), Mazzotta (2017) e Paulo Freire (2013, 2019). Como metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa, com etapas bibliográfica e de campo. Os resultados indicam que existem desafios para implementação da Educação Inclusiva, como infraestrutura física, formação de educadoras/es, etc.; e estratégias para sua efetivação, como: salas de suporte, adaptações curriculares, etc.). Por fim, concluímos que a inclusão vai além da matrícula, é preciso garantir qualidade no ensino com profissionais qualificadas/os e infraestrutura adequada.___ABSTRACT: This research addresses inclusive education, highlighting challenges and strategies for promoting the inclusion of students with disabilities in educational settings. To this end, we defined the following research question: What are the challenges and strategies for promoting the inclusion of students with disabilities in educational settings? Thus, the objective is to identify the challenges and strategies for promoting the inclusion of students with disabilities in educational settings. To compose the theoretical framework, we adopted studies on education and inclusive education, their conceptualizations, national panorama, and legal guidelines, as Libâneo (1985, 2018), Mantoan (2015), Mazzotta (2017) e Paulo Freire (2013, 2019). As a methodology, we opted for qualitative research, with bibliographic and fieldwork phases. The results indicate challenges to implementing inclusive education, such as physical infrastructure, educator training, etc.; and strategies for its implementation, such as support rooms, curricular adaptations, etc.). Finally, we conclude that inclusion goes beyond enrollment; it is necessary to ensure quality teaching with qualified professionals and adequate infrastructure.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10202
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó
TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó
TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayane_Seles_dos_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.