Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10203Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | COSTA, Rosimar da Silva da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T19:07:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T19:07:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10203 | - |
| dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho busca compreender como ocorre o processo de alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI), em uma escola municipal de Codó/MA. Nosso objetivo é analisar as atividades de leitura e escrita desenvolvidas pela docente da turma, identificando as dificuldades de leitura e escrita enfrentadas pelos/as estudantes. A fundamentação teórica traz autoras/es como: Schwartz (2012); Freire (1994; 2011); Soares (2004; 2009 2020); Morais; Brito (2010) e Gadotti (2005). Analisamos também documentos oficiais da educação brasileira, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e estudo de campo, com observações participantes, questionários com a professora e entrevista semiestruturada com as/os estudantes da turma 2°/3° ciclo da EJAI. Os resultados indicam que o processo de alfabetização é desafiador. As atividades desenvolvidas pela docente requerem metodologias mais atrativas, que evidenciem as histórias de vida das/os estudantes. As dificuldades enfrentadas pelas estudantes na leitura e escrita, ficaram claras em seus relatos. A pesquisa indica a necessidade de treinamento contínuo e materiais educativos que reflitam as experiências desse grupo. Um projeto de leitura com foco na escrita também é necessário.__ABSTRACT: This study seeks to understand the literacy process of young people, adults, and the elderly in a municipal school in Codó, Maranhão. Our objective is to analyze the reading and writing activities developed by the class teacher, identifying the reading and writing difficulties faced by the students. The theoretical basis consists of authors such as: Schwartz (2012); Freire (1994; 2011); Soares (2004; 2009; 2020); Morais; Brito (2010); and Gadotti (2005). We also analyzed official Brazilian education documents, such as the 1988 Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), Law 9,394/1996. The research has a qualitative approach and field study, with participant observations, questionnaires with the teacher, and semi-structured interviews with students in the 2nd/3rd cycle of EJAI (Educational Youth and Youth). The results indicate that the literacy process is challenging. The activities developed by the teacher require more engaging methodologies that highlight the students' life stories.The difficulties students face in reading and writing were evident in their accounts. The research indicates the need for ongoing training and educational materials that can reflect the experiences of this group. A reading project with a focus on writing is also needed. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | alfabetização; | pt_BR |
| dc.subject | EJAI; | pt_BR |
| dc.subject | estudo de caso; | pt_BR |
| dc.subject | Codó/MA; | pt_BR |
| dc.subject | literacy; | pt_BR |
| dc.subject | EJAI; | pt_BR |
| dc.subject | case study; | pt_BR |
| dc.subject | Codó, MA. | pt_BR |
| dc.title | Alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas: estudo em uma escola municipal de Codó/MA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Literacy for young people, adults, and the elderly: a study in a municipal school in Codó/MA. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rosimar_da_Silva_da_Costa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 956,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.