Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10204
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dc.contributor.authorSOUSA, Verônica Alexandrino Costa de-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:12:58Z-
dc.date.available2025-11-05T19:12:58Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10204-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de leitura e escrita na Educação Infantil a partir das perspectivas de educadoras de uma pré-escola em Codó. Buscou-se compreender como essas práticas são planejadas e desenvolvidas no cotidiano escolar, além de identificar desafios e impactos no processo de aprendizagem das crianças. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com as educadoras. Os relatos foram gravados, transcritos, analisados e relacionados ao ensino da leitura e escrita na infância. O referencial teórico contou com autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Colomer (2003) , Vygotsky (1998) e Soares (2004), além dos documentos normativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996). Os resultados evidenciaram a valorização de atividades lúdicas, contação de histórias e oralidade como estratégias essenciais para o desenvolvimento da linguagem. As educadoras destacaram a importância do planejamento intencional e da formação docente, mas também apontaram dificuldades, como a falta de recursos, o tempo reduzido para planejamento e a necessidade de apoio contínuo. Por fim, o estudo reforça que essas práticas contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças, sendo fundamentais para a construção de uma base sólida na Educação Infantil.__ABSTRACT: This research aimed to investigate the pedagogical practices of reading and writing in Early Childhood Education from the perspectives of educators at a preschool in Codó. It sought to understand how these practices are planned and developed in the daily school routine, as well as to identify approaches, challenges, and impacts on children’s learning processes. The study adopted a qualitative approach, using semi-structured interviews and observations with the educators. The reports were recorded, transcribed, analyzed, and related to the teaching of reading and writing in childhood. The theoretical framework included authors such as Ferreiro and Teberosky (1999), Colomer (2003), Vygotsky (1998) and Soares (2004), alongside normative documents like the National Common Curricular Base (BNCC,2017) and the (LDB, 1996). The results highlighted the value of playful activities, storytelling, and oral language as essential strategies for language development. The educators emphasized the importance of intentional planning and teacher training but also pointed out difficulties such as lack of resources, limited planning time, and the need for ongoing support. Finally, the study reinforces that these practices significantly contribute to children’s cognitive, linguistic, and social development, being fundamental for building a solid foundation in Early Childhood Education.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjectleitura e escrita;pt_BR
dc.subjecteducação infantil;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices;pt_BR
dc.subjectreading and writing;pt_BR
dc.subjectearly childhood education.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas de leitura e escrita na educação infantil: perspectivas de educadoras de uma pré-escola de Codópt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices of reading and writing in early childhood education: perspectives of educators from a preschool in Codó.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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