Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10205
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dc.contributor.authorMARTINS, Werique Carlos Silva-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:18:19Z-
dc.date.available2025-11-05T19:18:19Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10205-
dc.description.abstractRESUMO: A presente monografia teve como objetivo compreender o processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Associação Pestalozzi de Codó, com foco nas estratégias pedagógicas e nos desafios enfrentados por uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa se valeu de uma abordagem qualitativa, articulando diferentes instrumentos de coleta de dados como entrevista, observações e análise de documentos. O referencial teórico baseou-se em autores como Quadros e Karnopp (2009), Gesser (2012), Lacerda (2000), Skliar (1998) e Cardano (2017), abordando aspectos históricos, linguísticos e culturais da educação de surdos no Brasil. Os resultados apontam para o uso de metodologias interativas e recursos visuais no ensino da LIBRAS do contexto pesquisado, além de práticas como dramatizações, jogos e uso de vídeos. Apontam também para desafios significativos, como a demanda por materiais didáticos em Libras e apoio institucional na formação continuada da docente participante. O estudo contribui para a discussão sobre práticas pedagógicas no ensino da LIBRAS para alunos surdos no contexto do AEE.___ABSTRACT: This monograph aimed to understand the teaching process of Brazilian Sign Language (LIBRAS) at the Pestalozzi Association of Codó, focusing on the pedagogical strategies and challenges faced by a Specialized Educational Assistance (AEE) teacher. The research used a qualitative approach, combining different data collection instruments such as interviews, observations, and document analysis. The theoretical framework was based on authors such as Quadros and Karnopp (2009), Gesser (2012), Lacerda (2000), Skliar (1998), and Cardano (2017), addressing historical, linguistic, and cultural aspects of deaf education in Brazil. The results indicate the use of interactive methodologies and visual resources in teaching LIBRAS in the context studied, as well as practices such as dramatizations, games, and video. They also highlight significant challenges, such as the demand for teaching materials in LIBRAS and institutional support for the continuing education of the participating teacher. The study contributes to the discussion on pedagogical practices in teaching LIBRAS to deaf students in the context of AEE.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de LIBRAS para surdos;pt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjectCentro de atendimento educacional especializado;pt_BR
dc.subjectteaching LIBRAS to the deaf;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices;pt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Assistance Center.pt_BR
dc.titleEstratégias e desafios no ensino de libras: uma experiência na associação Pestalozzi de Codópt_BR
dc.title.alternativeStrategies and challenges in teaching sign language: an experience at the Pestalozzi Association of Codó.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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