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http://hdl.handle.net/123456789/10216| Título: | O espaço hospitalar e as reverberações na identidade profissional do pedagogo |
| Título(s) alternativo(s): | The hospital setting and its impact on the professional identity of educators |
| Autor(es): | PEREIRA, Amanda Crystine Almeida |
| Palavras-chave: | identidade docente; formação de professores; educação não escolar; espaço hospitalar; atuação docente. teaching identity; teacher education; non-school education; hospital setting; teaching practice. |
| Data do documento: | 13-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Este trabalho monográfico tem como objetivo compreender as reverberações da atuação pedagógica, vivenciada na formação inicial em espaço hospitalar, por egressas do Curso de Pedagogia, para o desenvolvimento da sua identidade docente. A partir desse objetivo geral, busca-se, ainda, conhecer as atividades pedagógicas que foram desenvolvidas em espaço hospitalar, evidenciando seus desafios para a formação inicial do pedagogo; analisar os desafios e superações vivenciados como aluna-docente em espaço hospitalar relacionando com a constituição da identidade docente; identificar os saberes desenvolvidos em espaço hospitalar que influenciam na prática docente em escola regular e potencializam a identidade profissional. Para a efetivação do objetivo, a pesquisa respalda-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória, ancorada no estudo de caso. Este trabalho realizou o mapeamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ), nas bases científicas do Periódico CAPES e no portal Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por meio do uso dos descritores: Identidade Docente, Espaço Hospitalar e Formação de Professores, bem como os cognatos Classe Hospitalar e Formação Docente, no recorte temporal dos últimos cinco anos (2021-2025), utilizando o booleano AND e filtros. E ancora-se nos estudos de autores como: Rabelo (2021), Freire (1991; 1996), Nóvoa (1992; 1996), Pimenta (2018), Tardif (2014), Furley, Miguez, Pinel, Rodrigues, Almeida e Martins (2021), entre outros. Na pesquisa empírica, para a geração de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada com 4 egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que atuaram no projeto de extensão Estudar, uma ação saudável em um hospital do município de São Luís - MA, enquanto estudantes na formação inicial em Pedagogia e agora, posteriormente a graduação, atuam, ou atuaram, na escolar regular. Além disso, os resultados destacam que a formação inicial ainda possui lacunas formativas para atuação em contextos não escolares, mas confirmam que a partir da extensão universitária, as egressas construíram saberes docentes voltados para a escuta, empatia e sensibilidade que auxiliam na prática pedagógica na escola regular e ressignificaram a sua docência. Conclui-se que os saberes docentes evidenciados em experiências não escolares, a exemplo do hospital, desenvolvem profissionais mais humanizados e comprometidos com o ato educativo. |
| Descrição: | ABSTRACT This monographic work aims to understand the reverberations of pedagogical practice, experienced during initial teacher education in a hospital setting, by graduates of the Pedagogy program, in the development of their teaching identity. Based on this general objective, the study also seeks to: identify the pedagogical activities developed in hospital settings, highlighting their challenges for initial teacher education; analyze the challenges and achievements experienced as student-teachers in hospital spaces in relation to the construction of teaching identity; and identify the knowledge developed in hospital contexts that influence teaching practice in regular schools and strengthen professional identity. To achieve this aim, the research is grounded in a qualitative, exploratory approach, anchored in a case study. This work conducted a bibliographic mapping using the State of the Question (EQ) method, through the CAPES Periodicals database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), employing the following descriptors: Teaching Identity, Hospital Setting, and Teacher Education, as well as the related terms Hospital Class and Teacher Training, within a time frame of the last five years (2021–2025), using the boolean operator AND and applied filters. The theoretical framework draws upon authors such as Rabelo (2021), Freire (1991; 1996), Nóvoa (1992; 1996), Pimenta (2018), Tardif (2014), Furley, Miguez, Pinel, Rodrigues, Almeida, and Martins (2021), among others. In the empirical part of the study, data was generated through semi-structured interviews with four graduates of the Pedagogy program at the Federal University of Maranhão (UFMA), who participated in the extension project Study: A Healthy Action in a hospital located in São Luís – MA, during their initial teacher education. These participants now work, or have worked, in regular school settings after graduation. The results highlight that initial teacher education still presents formative gaps regarding work in non-school contexts. However, they also confirm that through university extension activities, the graduates developed teaching knowledge centered on listening, empathy, and sensitivity, which support their pedagogical practices in regular schools and led to a redefinition of their understanding of teaching. It is concluded that the teaching knowledge revealed through non-school experiences, such as those in hospitals, contributes to the development of more humanized professionals, committed to the educational act. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10216 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
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| AMANDA_PEREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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