Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDUARTE, Andreia Karine-
dc.date.accessioned2025-11-07T11:36:30Z-
dc.date.available2025-11-07T11:36:30Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10217-
dc.descriptionABSTRACT This study examines the teaching of History in the early years of primary education, focusing on pedagogical practices related to ethnic-racial relations at U.E.B. Ministro Mário Andreazza, located in the Liberdade urban quilombo neighborhood in São Luís, Maranhão, Brazil. The objective is to investigate the practices implemented by the History teacher in accordance with Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC) and to explore how an interdisciplinary approach contributes to students’ critical awareness of ethnic-racial issues. To this end, a qualitative methodology was adopted, including fieldwork, semi-structured interviews, and school-based observations. The analysis draws on Pierre Bourdieu’s concept of inherited Cultural Capital to understand the dynamics between school curriculum content and the neighborhood’s cultural heritage. The findings show that, despite isolated initiatives addressing racial themes, there are still few teaching practices that critically integrate the local quilombola culture into the curriculum. It is concluded that making anti-racist education a reality requires intentional pedagogical planning and strong interdisciplinary collaboration.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho analisa o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco nas práticas do trabalho docente voltadas às Relações étnico-raciais na U.E.B. Ministro Mário Andreazza, situada no bairro quilombo urbano da Liberdade, em São Luís/MA. A pesquisa tem como objetivo estudar as práticas desenvolvidas pela professora da disciplina de História, a partir do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), investigando de que modo a interdisciplinaridade contribui para a formação crítica dos(as) alunos(as) acerca das questões étnico-raciais. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e uso de entrevistas semiestruturadas, além de coleta de dados por meio de observações na escola. Para efetivar a análise recorremos ao conceito de Capital Cultural herdado, desenvolvido por Pierre Bourdieu, buscando compreender a relação entre os conteúdos escolares e a cultura gerada no bairro. Os resultados indicam que, apesar da presença de ações pontuais relacionadas à temática racial, ainda são limitadas as práticas docentes que articulam, de forma crítica, a cultura local quilombola aos conteúdos curriculares. Conclui-se que a efetivação de uma educação antirracista requer maior intencionalidade pedagógica e integração entre as disciplinas.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de história;pt_BR
dc.subjectrelações étnico-raciais;pt_BR
dc.subjecteducação antirracista;pt_BR
dc.subjectescola pública;pt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridade.pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectethnic-racial relations;pt_BR
dc.subjectanti-racist education;pt_BR
dc.subjectpublic school;pt_BR
dc.subjectinterdisciplinarity.pt_BR
dc.titlePara um trabalho docente com raiz e identidade: o ensino de história e as relações étnico-raciais numa escola pública do quilombo urbano da Liberdadept_BR
dc.title.alternativeTowards a teaching practice with roots and identity: the teaching of history and ethnic-racial relations in a public school in the urban quilombo of Liberdadept_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA_DUARTE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.