Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10217
Título: Para um trabalho docente com raiz e identidade: o ensino de história e as relações étnico-raciais numa escola pública do quilombo urbano da Liberdade
Título(s) alternativo(s): Towards a teaching practice with roots and identity: the teaching of history and ethnic-racial relations in a public school in the urban quilombo of Liberdade
Autor(es): DUARTE, Andreia Karine
Palavras-chave: ensino de história;
relações étnico-raciais;
educação antirracista;
escola pública;
interdisciplinaridade.
teaching;
ethnic-racial relations;
anti-racist education;
public school;
interdisciplinarity.
Data do documento: 13-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho analisa o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco nas práticas do trabalho docente voltadas às Relações étnico-raciais na U.E.B. Ministro Mário Andreazza, situada no bairro quilombo urbano da Liberdade, em São Luís/MA. A pesquisa tem como objetivo estudar as práticas desenvolvidas pela professora da disciplina de História, a partir do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), investigando de que modo a interdisciplinaridade contribui para a formação crítica dos(as) alunos(as) acerca das questões étnico-raciais. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e uso de entrevistas semiestruturadas, além de coleta de dados por meio de observações na escola. Para efetivar a análise recorremos ao conceito de Capital Cultural herdado, desenvolvido por Pierre Bourdieu, buscando compreender a relação entre os conteúdos escolares e a cultura gerada no bairro. Os resultados indicam que, apesar da presença de ações pontuais relacionadas à temática racial, ainda são limitadas as práticas docentes que articulam, de forma crítica, a cultura local quilombola aos conteúdos curriculares. Conclui-se que a efetivação de uma educação antirracista requer maior intencionalidade pedagógica e integração entre as disciplinas.
Descrição: ABSTRACT This study examines the teaching of History in the early years of primary education, focusing on pedagogical practices related to ethnic-racial relations at U.E.B. Ministro Mário Andreazza, located in the Liberdade urban quilombo neighborhood in São Luís, Maranhão, Brazil. The objective is to investigate the practices implemented by the History teacher in accordance with Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC) and to explore how an interdisciplinary approach contributes to students’ critical awareness of ethnic-racial issues. To this end, a qualitative methodology was adopted, including fieldwork, semi-structured interviews, and school-based observations. The analysis draws on Pierre Bourdieu’s concept of inherited Cultural Capital to understand the dynamics between school curriculum content and the neighborhood’s cultural heritage. The findings show that, despite isolated initiatives addressing racial themes, there are still few teaching practices that critically integrate the local quilombola culture into the curriculum. It is concluded that making anti-racist education a reality requires intentional pedagogical planning and strong interdisciplinary collaboration.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10217
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA_DUARTE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.