Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10218| Título: | Habilidades sensíveis na formação do pedagogo e os desafios da equidade de gênero na educação infantil: a experiência do estágio supervisionado na rede municipal de São Luís–MA |
| Título(s) alternativo(s): | Sensitive skills in teacher training and the challenges of gender equity in early childhood education: the experience of supervised internship in the municipal network of São Luís–MA |
| Autor(es): | NUNES, Andresson Rafhaell de Souza |
| Palavras-chave: | estágio supervisionado; educação infantil; formação docente; habilidades sensíveis; equidade de gênero. supervised internship; early childhood education; teacher education; sensitive skills; gender equity. |
| Data do documento: | 6-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as habilidades sensíveis se constituem na formação de pedagogos a partir da experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil, evidenciando os desafios relacionados à presença masculina nesse campo e suas implicações para a equidade de gênero. O estudo foi realizado em 2023, em uma escola da rede pública municipal de São Luís–MA, durante o estágio obrigatório de um estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), adotando abordagem qualitativa, fundamentada no relato de experiência e na pesquisa participante (DEMO, 1995), com dados construídos a partir de registros reflexivos, observações sistemáticas e planejamentos pedagógicos desenvolvidos no estágio. O referencial teórico dialogou com autores que discutem a formação docente e a importância do afeto, da ludicidade e da equidade de gênero na prática pedagógica, como Freire (1967; 2002), Ostetto (2017), Corrêa (2021), Dutra (2019), Sayão (2005), Vianna (2013) e Silva (2014). Os resultados indicam que o estágio supervisionado favoreceu a construção de práticas pedagógicas centradas no brincar, no cuidado e na escuta ativa como eixos estruturantes do trabalho com crianças pequenas, reafirmando a relevância das habilidades sensíveis para uma atuação docente crítica, ética e humanizadora. Constatou-se, ainda, que a presença masculina na Educação Infantil continua marcada por resistências associadas a estereótipos de gênero, mas que também abre possibilidades de ruptura, uma vez que o estagiário pôde exercer sua função de maneira ética, afetiva e sensível, conquistando a confiança das crianças, das famílias e das professoras, contribuindo para práticas mais democráticas e significativas. Por fim, a pesquisa reafirma a importância de uma formação inicial que valorize a reflexão crítica e ética, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças e que reconheçam a diversidade como valor educativo e social. |
| Descrição: | ABSTRACT This research aimed to analyze how sensitive skills are constituted in the training of pedagogues through the experience of supervised internship in Early Childhood Education, highlighting the challenges related to the male presence in this field and its implications for gender equity. The study was conducted in 2023, in a public school in São Luís–MA, during the mandatory internship of a Pedagogy student at the Federal University of Maranhão (UFMA). It adopted a qualitative approach, based on the experience report and participant research (DEMO, 1995), with data built from reflective records, systematic observations, and pedagogical planning developed during the internship. The theoretical framework engaged with authors who discuss teacher education and the importance of affection, playfulness, and gender equity in pedagogical practice, such as Freire (1967; 2002), Ostetto (2017), Corrêa (2021), Dutra (2019), Sayão (2005), Vianna (2013), and Silva (2014). The results indicate that the supervised internship favored the development of pedagogical practices centered on play, care, and active listening as structuring axes of work with young children, reaffirming the relevance of sensitive skills for a critical, ethical, and humanizing teaching practice. It was also found that the male presence in Early Childhood Education remains marked by resistances associated with gender stereotypes, but it also opens possibilities for rupture, as the intern was able to perform his pedagogical role in an ethical, affective, and sensitive manner, gaining the trust of children, families, and teachers, thus contributing to more democratic and meaningful practices. Finally, the research reaffirms the importance of initial teacher education that values critical and ethical reflection, contributing to the strengthening of pedagogical practices that promote the integral development of children and recognize diversity as an educational and social value. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10218 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANDRESSON_NUNES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 660,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.