Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10219
Título: Entre livros e lousas: a educação literária como tessitura da formação humana e seus reflexos nas escolhas metodológicas de professoras dos Anos Iniciais no ensino do ato de ler
Título(s) alternativo(s): Between books and blackboards: literary education as the tapestry of human formation and its reflections on the methodological choices of teachers in the early years of schooling in teaching the act of reading
Autor(es): MACHADO, Camilly Albuquerque
Palavras-chave: literatura;
leitura;
formação docente;
escolhas metodológicas.
literature;
reading;
teacher education;
methodological choices.
Data do documento: 13-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa investiga a influência da formação literária na prática pedagógica de professoras dos Anos Iniciais, partindo da premissa da literatura como instrumento humanizador, mas problematizando sua marginalização na formação docente, evidenciada pelos baixos índices de leitura no Brasil (IPL, 2024). Para tanto, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: Como a formação literária influencia nas escolhas metodológicas do/a professor/a dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao ensino do ato de ler? No objetivo geral buscou-se analisar a influência da formação literária nas escolhas metodológicas do/a professor/a dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere ao ensino do ato de ler. Como objetivos específicos definiu-se: compreender a educação literária como elemento essencial para a formação humana; discutir as implicações da educação literária para a formação do/a futuro/a professor/a dos Anos Iniciais; conhecer como as escolhas literárias do/a professor/a, influenciadas por sua formação literária, impactam suas práticas pedagógicas em sala de aula no que se refere ao ensino do ato de ler. O estudo adotou abordagem qualitativa, combinando três estratégias metodológicas: revisão bibliográfica, com base em autores como Candido (1988), Freire (2021, 2024) e Cosson (2015); análise documental dos PPCs da UFMA e políticas educacionais; e entrevistas com três professoras da Rede Pública de municípios da Ilha de São Luís (Raposa, São José de Ribamar e São Luís). A revisão sistemática nas bases Periódicos CAPES e OasisBR, utilizando descritores como "formação literária", revelou escassez de pesquisas sobre o tema. A análise dos projetos pedagógicos mostrou que a formação literária nos cursos de Pedagogia aparece de forma fragmentada e, muitas vezes, optativa. As entrevistas com docentes em exercício, por sua vez, demonstraram o potencial transformador da mediação literária quando adequadamente desenvolvida. Os resultados apontam uma contradição significativa: embora reconhecida como fundamental, a formação literária não está consolidada nos currículos de formação docente. Essa lacuna se reflete nas práticas escolares, em que muitos/as professores/as reproduzem abordagens fragmentadas da literatura. Contudo, os casos de docentes com vivências literárias significativas mostram metodologias mais criativas e eficazes. Conclui-se que é urgente repensar a formação inicial de pedagogos/as, integrando a literatura de forma mais consistente e articulada às práticas docentes.
Descrição: ABSTRACT This research investigates the influence of literary training on the pedagogical practice of early years teachers, starting from the premise of literature as a humanizing instrument, while problematizing its marginalization in teacher education, as evidenced by the low reading rates in Brazil (IPL, 2024). To this end, the following research problem is presented: How does literary training influence the methodological choices of early years teachers in relation to the teaching of reading? The general objective was to analyze the influence of literary training on the methodological choices of early years teachers regarding the teaching of reading. The specific objectives were defined as: to understand literary education as an essential element for human development; to discuss the implications of literary education for the training of future early years teachers; to examine how teachers’ literary choices, influenced by their literary training, impact their classroom pedagogical practices in relation to the teaching of reading. The study adopted a qualitative approach, combining three methodological strategies: literature review, based on authors such as Candido (1988), Freire (2021, 2024), and Cosson (2015); documentary analysis of UFMA’s PPCs (Pedagogical Projects of Courses) and educational policies; and interviews with three public school teachers from municipalities in the São Luís Island region (Raposa, São José de Ribamar, and São Luís). The systematic review in the CAPES Periodicals and OasisBR databases, using descriptors such as “literary training,” revealed a scarcity of research on the subject. The analysis of the pedagogical projects showed that literary training in Pedagogy courses appears in a fragmented manner and is often optional. Interviews with in-service teachers, in turn, demonstrated the transformative potential of literary mediation when properly developed. The results point to a significant contradiction: although recognized as fundamental, literary training is not consolidated in teacher education curricula. This gap is reflected in school practices, where many teachers reproduce fragmented approaches to literature. However, cases of teachers with significant literary experiences show more creative and effective methodologies. It is concluded that it is urgent to rethink the initial training of teachers, integrating literature more consistently and in closer articulation with teaching practices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10219
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILLY_MACHADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso801,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.