Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10220
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dc.contributor.authorSOUSA, Carolina Abreu-
dc.date.accessioned2025-11-07T12:44:10Z-
dc.date.available2025-11-07T12:44:10Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10220-
dc.descriptionABSTRACT This final project is part of the research project "Continuing Education Programs for Basic Education Teachers in Maranhão: Investigating Concepts, Models, and Their Effects on Teacher Practices," which is part of the School, Curriculum, and Teacher Education Research Group, affiliated with the Graduate Program in Education at the Federal University of Maranhão (PPGE/UFMA). The objective of this study is to understand the implications of the results of large-scale evaluations, within the scope of the Educar pra Valer (EPV) program, on the continuing education of teachers working in the public school system of São Luís, Maranhão. This is a qualitative study that used bibliographic and documentary research, and semi-structured interviews, aiming to broaden the understanding of the context under investigation. The study was conducted in two municipal schools in the urban area of São Luís, which offer elementary education (Initial Years). Ten educators participated: two administrators, two coordinators, and six teachers. The theoretical and methodological references that supported this study are based on authors such as Gil (2002), Prodanov and Freitas (2013), Saviani (2009), Monteiro (2020), Pacheco (2024), Marin (1995), Dantas (2021), Leite and Tavares (2024), Lima (2024), Possa, Bragamonte, and Monte (2018), Meireles (2025), among others. To engage with these writings, we considered the participants' statements, which arose from questions that addressed the temporal aspects of the Educar pra Valer program, perceptions of its objectives, training actions, and their impacts on pedagogical practices. The results of this research indicate that, starting in the 1990s, educational policies influenced by neoliberalism paved the way for the creation of large-scale assessment programs, which began to influence the structure and dynamics of public education. Among these programs, Educar pra Valer stands out, offering continuing education initiatives that are often disconnected from the realities of São Luís's municipal schools. In many cases, it disregards teacher autonomy and undermines educational practices based on reflection and critical thinking. Such programs prioritize achieving good test scores, promoting the standardization of teaching and learning while neglecting the experiences of administrators, teachers, and students marked by diversity, culture, and inclusion. In this sense, the study reveals the urgent need to rethink continuing education in São Luís's public schools, as well as the concept of assessment as an instrument serving the educational process.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho de conclusão de curso parte do projeto de pesquisa “Programas de formação continuada de professores da Educação Básica no Maranhão: investigando concepções, modelos e os efeitos nas práticas dos professores”, que integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA). O objetivo deste estudo está em compreender as implicações dos resultados das avaliações em larga escala, no âmbito do programa Educar pra Valer (EPV), sobre a formação continuada de professores que atuam na Rede pública de Ensino de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se valeu da pesquisa bibliográfica, documental e de pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a realidade investigada. O estudo se desenvolveu em duas escolas municipais da área urbana de São Luís, que ofertam a etapa do ensino fundamental (Anos Iniciais), totalizando a participação de 10 educadoras, sendo 2 gestoras, 2 coordenadoras e 6 professoras. As referências teóricas e metodológicas que fundamentaram este estudo se alicerçam em autores como Gil (2002), Prodanov e Freitas (2013), Saviani (2009), Monteiro (2020), Pacheco (2024), Marin (1995), Dantas (2021), Leite e Tavares (2024), Lima (2024), Possa, Bragamonte e Monte (2018), Meireles (2025), dentre outros. Para o diálogo com esses escritos, foram consideradas as falas das participantes, oriundas de indagações que abordaram aspectos temporais do programa Educar pra Valer, percepções sobre seus objetivos, ações formativas e seus impactos nas práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que, a partir da década de 1990, as políticas educacionais influenciadas pelo neoliberalismo abriram espaço para a criação de programas de avaliação em larga escala, os quais passaram a influenciar a estrutura e a dinâmica da educação pública. Dentre esses programas, destaca-se o Educar pra Valer, que propõe ações de formação continuada muitas vezes desconectadas da realidade das escolas municipais de São Luís, desconsiderando, em diversos casos, a autonomia docente e esvaziando práticas formativas baseadas na reflexão e na criticidade. Tais formações priorizam o alcance de bons resultados nos testes, promovendo a padronização do ensino-aprendizagem e negligenciando as experiências marcadas pela diversidade, cultura e inclusão vivenciadas por gestores, professores e estudantes. Nesse sentido, o estudo revela a urgência de se repensar a formação continuada nas escolas públicas de São Luís, bem como a concepção de avaliação enquanto instrumento a serviço do processo educativo.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectformação continuada;pt_BR
dc.subjectavaliações de aprendizagem.pt_BR
dc.subjectavaliações em larga escala;pt_BR
dc.subjecteducar pra valer.pt_BR
dc.subjectlearning assessments;pt_BR
dc.subjectlarge-scale assessments;pt_BR
dc.subjecteducar pra valer.pt_BR
dc.titleA formação continuada de professores em escolas da rede municipal de São Luís: implicações dos resultados das avaliações em larga escalapt_BR
dc.title.alternativeContinuing teacher training in municipal schools in São Luís: implications of the results of large-scale assessmentspt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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