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http://hdl.handle.net/123456789/10221| Título: | Acessibilidade de alunas surdas no ensino superior: um estudo sobre as barreiras atitudinais e metodológicas no curso de pedagogia da UFMA |
| Título(s) alternativo(s): | Accessibility for deaf female students in higher education: a study on attitudinal and methodological barriers in the pedagogy course at UFMA |
| Autor(es): | ROCHA, Daniele Pimenta |
| Palavras-chave: | acessibilidade; alunas surdas; ensino superior. accessibility. deaf students. higher education. |
| Data do documento: | 8-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar as barreiras atitudinais e metodológicas enfrentadas pelas alunas surdas no curso de Pedagogia da UFMA, destacando sua influência no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem da pesquisa foi qualitativa descritiva e interpretativa que utilizou como principal ferramenta de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com duas estudantes surdas do curso, professores(as) e intérpretes de Língua de Sinais, possibilitando uma relação mais próxima da vivência desses sujeitos no cenário acadêmico. A partir dessa análise de relatos, verificou-se o seguinte: apesar dos avanços na legislação e das políticas de inclusão, a situação real no cotidiano dessas estudantes é diferente, pois há ausência de formação de professores em Libras, a falta de recursos pedagógicos adaptados no processo de ensino-aprendizagem expositivo e a dificuldade de socialização entre estudantes ouvintes e surdos. No decorrer da pesquisa, as estudantes demonstraram estar bem engajadas para participarem, relatam que terem uma boa socialização com colegas e professores(as), e ter uma educação que esteja próxima de sua realidade é essencial, algo mencionado que não acontece. Evidenciou-se que a Libras é pouco valorizada por parte dos colegas.Por outro lado, o artigo mencionou alguns esforços individuais de professores e intérpretes para tornar o ensino acessível, uma conquista foi o fato de agora haver dois intérpretes por turma.Tais iniciativas demonstram que, embora existam políticas voltadas à inclusão, sua efetivação plena ainda requer uma ação coletiva, com o fortalecimento do compromisso institucional, a formação continuada dos docentes e o respeito às especificidades da pessoa surda. |
| Descrição: | ABSTRACT This research aimed to analyze the challenges faced by two deaf students in the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão (UFMA), with particular emphasis on the attitudinal and methodological barriers that affect their academic journey in higher education. The study adopted a descriptive and interpretative qualitative approach, using semi-structured interviews as the main data collection tool. Interviews were conducted with the two deaf students enrolled in the course, professors, and sign language interpreters, allowing for a closer understanding of these individuals’ lived experiences in the academic context. From the analysis of these narratives, it was found that, despite advances in legislation and the existence of inclusion policies, the real-life experiences of these students tell a different story. There is a lack of teacher training in Brazilian Sign Language (Libras), a shortage of adapted pedagogical resources in lecture-based teaching methods, and difficulties in social interaction between hearing and deaf students. Throughout the research, the students showed strong engagement and a willingness to participate, and they reported that having good social interaction with peers and professors, as well as an education that reflects their reality, is essential—something that they say is currently lacking. It became evident that Libras is not recognized as a legitimate language and is not sufficiently valued by peers. On the other hand, the study highlighted some individual efforts by professors and interpreters to make teaching more accessible. One notable achievement was the recent assignment of two interpreters per class. These initiatives demonstrate that, although there are policies aimed at inclusion, their full implementation still requires collective action, stronger institutional commitment, ongoing teacher training, and respect for the specific needs of deaf individuals. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10221 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
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