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Título: Trajetórias de mulheres na educação escolar: da interrupção do estudo regular ao retorno para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Título(s) alternativo(s): Trajectories of women in school education: from interruption of regular studies to return to Youth and Adult Education (EJA)
Autor(es): RIBEIRO, Diego Lopes
Palavras-chave: trajetória escolar de mulheres;
educação de jovens e adultos;
abandono e retorno escolar.
school trajectory of women;
youth and adult education;
school dropout and return.
Data do documento: 8-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A presente monografia investiga as trajetórias de mulheres que interromperam os estudos na educação regular e, posteriormente, retornaram à escolarização por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa tem como objetivo principal Analisar os fatores que levam mulheres jovens e adultas interromperem os estudos na educação regular, bem como as motivações para o seu retorno à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foram definidos quatro objetivos específicos: Identificar quais motivos contribuíram para a evasão escolar dessas mulheres em momentos anteriores de suas vidas; Analisar as razões que fizeram com que essas mulheres retomassem seus estudos por meio da EJA; Compreender as dificuldades que essas mulheres encontraram para conciliar suas vidas: pessoal, familiar e profissional, com a rotina escolar na EJA; Evidenciar quais as expectativas pessoais, profissionais e sociais das mulheres em relação ao retorno escolar pela EJA. A metodologia adotada é qualitativa, com base na história oral, na modalidade trajetórias de vida, e envolve entrevistas com três mulheres da periferia da grande ilha de São Luís. As narrativas das participantes foram submetidas a técnica de análise de conteúdo, o que permitiu identificar padrões, recorrências e sentidos nas falas. O processo de análise seguiu três etapas: codificação aberta, axial e seletiva, o que possibilitou a organização dos dados em categorias temáticas, permitindo construir uma compreensão ampliada das trajetórias escolares dessas mulheres, articuladas com seus contextos de vida. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que o retorno das participantes à EJA foi movido por um conjunto de motivações ligadas ao desejo de transformação pessoal e social. Entre os principais fatores, destacam-se o anseio por concluir os estudos para conquistar melhores oportunidades profissionais, elevar a autoestima e ter acesso à Universidade. Representando, para essas mulheres, uma nova chance de reconstruir suas trajetórias e retomar um direito historicamente negado: o acesso à educação.
Descrição: ABSTRACT This monograph investigates the educational trajectories of women who interrupted their studies in regular education and later returned to schooling through the Youth and Adult Education (EJA) program. The main objective of the research is to examine the primary motivations that lead young and adult women to leave formal education and the factors that encouraged them to return through EJA. Four specific objectives guided the study: to identify the reasons behind the school dropout; to analyze the motivations for resuming studies via EJA; to understand the challenges faced in balancing personal, family, and professional life with school routines; and to highlight the personal, professional, and social expectations of women regarding their return to education. The research adopts a qualitative methodology based on oral history, specifically the life trajectory approach, and includes interviews with three women from the outskirts of São Luís. The participants’ narratives were analyzed using content analysis, enabling the identification of patterns, recurrences, and meanings in their accounts. The analysis followed three stages: open, axial, and selective coding. Which allowed the data to be organized into thematic categories and provided a broader understanding of these women's educational paths in relation to their life contexts. The findings reveal that the participants' return to EJA was driven by a desire for personal and social transformation. Key factors included the aspiration to complete their studies to achieve better job opportunities, boost self-esteem, and access higher education—representing, for these women, a new opportunity to rebuild their paths and reclaim a historically denied right: access to education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10222
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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