Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Rafaelle dos Santos-
dc.date.accessioned2025-11-10T11:04:12Z-
dc.date.available2025-11-10T11:04:12Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10227-
dc.descriptionThis monograph consists of an analysis of the costume design of the character Daenerys Targaryen from the television series Game of Thrones (HBO, 2011–2019) over the course of eight seasons. The objective is to understand how material elements on screen, especially costume, translate into psychological effects and contribute to the construction of the character's narrative, as well as to the reflection of her personality within the plot. To achieve this, the initial methodology used is a literature review aimed at investigating the history of clothing in its social context (Calanca, 2011; Katz, 2008; Khöler, 2009; Svendsen, 2010), with emphasis on the characterization of garments, their evolution over time, and how they have helped to establish a visual language that is essential to cinematic storytelling. The second stage of the study involves the use of film analysis (Vanoye & Goliot-Lété, 1994; Penafria, 2009) to understand how the work of the costume designer unfolds in audiovisual productions, considering clothing as a key element of the narrative—serving as a tool for plot progression and character development.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia consiste na análise de algumas caracterizações específicas no figurino da personagem Daenerys Targaryen, do seriado televisivo Game of Thrones (HBO, 2011-2019), ao longo de oito temporadas. Tem como objetivo compreender como elementos materiais de cena, em especial, o figurino, converte-se em efeitos psicológicos e contribuem para construção da narrativa da personagem, bem como, identificações das variações de sua personalidade na trama. Para isso, utiliza como metodologia inicial a revisão de literatura, a fim de investigar a história do vestuário em seu contexto social (Calanca, 2011; Katz, 2008; Köhler, 2009; Svendsen, 2010), com ênfase na caracterização das vestes, suas alterações ao longo do tempo e como consolidaram no cinema, por meio do figurino, uma materialidade fílmica essencial à dramaturgia. O segundo momento do trabalho envolve o uso da análise fílmica (Vanoye; Goliot-Lété, 1994 e Penafria, 2009), para compreender como se dá o trabalho do figurinista no audiovisual, levando em consideração o vestuário como peça importante para a narrativa, servindo como ferramenta para o avanço da narrativa.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCorpo;pt_BR
dc.subjectDireção de Arte;pt_BR
dc.subjectFigurino;pt_BR
dc.subjectProdução Audiovisualpt_BR
dc.subjectDressed;pt_BR
dc.subjectArt Direction;pt_BR
dc.subjectCostume design;pt_BR
dc.subjectAudiovisual Productionpt_BR
dc.titleA Trajetória da personagem Daenerys Targaryen (GOT) sob a ótica do figurino: Uma análise dos pontos de virada nas caracterizações da personagempt_BR
dc.title.alternativeThe Trajectory of the Character Daenerys Targaryen (GOT) from the Perspective of Costume Design: An Analysis of the Turning Points in the Character's Outfitspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELLE DOS SANTOS SOUSA.pdfTCC de Graduação17,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.