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Título: A Trajetória da personagem Daenerys Targaryen (GOT) sob a ótica do figurino: Uma análise dos pontos de virada nas caracterizações da personagem
Título(s) alternativo(s): The Trajectory of the Character Daenerys Targaryen (GOT) from the Perspective of Costume Design: An Analysis of the Turning Points in the Character's Outfits
Autor(es): SOUSA, Rafaelle dos Santos
Palavras-chave: Corpo;
Direção de Arte;
Figurino;
Produção Audiovisual
Dressed;
Art Direction;
Costume design;
Audiovisual Production
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: UFMA
Resumo: Esta monografia consiste na análise de algumas caracterizações específicas no figurino da personagem Daenerys Targaryen, do seriado televisivo Game of Thrones (HBO, 2011-2019), ao longo de oito temporadas. Tem como objetivo compreender como elementos materiais de cena, em especial, o figurino, converte-se em efeitos psicológicos e contribuem para construção da narrativa da personagem, bem como, identificações das variações de sua personalidade na trama. Para isso, utiliza como metodologia inicial a revisão de literatura, a fim de investigar a história do vestuário em seu contexto social (Calanca, 2011; Katz, 2008; Köhler, 2009; Svendsen, 2010), com ênfase na caracterização das vestes, suas alterações ao longo do tempo e como consolidaram no cinema, por meio do figurino, uma materialidade fílmica essencial à dramaturgia. O segundo momento do trabalho envolve o uso da análise fílmica (Vanoye; Goliot-Lété, 1994 e Penafria, 2009), para compreender como se dá o trabalho do figurinista no audiovisual, levando em consideração o vestuário como peça importante para a narrativa, servindo como ferramenta para o avanço da narrativa.
Descrição: This monograph consists of an analysis of the costume design of the character Daenerys Targaryen from the television series Game of Thrones (HBO, 2011–2019) over the course of eight seasons. The objective is to understand how material elements on screen, especially costume, translate into psychological effects and contribute to the construction of the character's narrative, as well as to the reflection of her personality within the plot. To achieve this, the initial methodology used is a literature review aimed at investigating the history of clothing in its social context (Calanca, 2011; Katz, 2008; Khöler, 2009; Svendsen, 2010), with emphasis on the characterization of garments, their evolution over time, and how they have helped to establish a visual language that is essential to cinematic storytelling. The second stage of the study involves the use of film analysis (Vanoye & Goliot-Lété, 1994; Penafria, 2009) to understand how the work of the costume designer unfolds in audiovisual productions, considering clothing as a key element of the narrative—serving as a tool for plot progression and character development.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10227
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

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