Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10229
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dc.contributor.authorCOSTA, Thatiane Nascimento-
dc.date.accessioned2025-11-10T11:16:03Z-
dc.date.available2025-11-10T11:16:03Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10229-
dc.descriptionThis study analyzes how the cultural manifestation of Bumba-Meu-Boi endured in the virtual environment on social networks during the period of social isolation caused by the coronavirus pandemic in 2021. The objective of this research is to examine how social media posts mediated expressions of affectivity and cultural resistance of the Bumba-Meu-Boi of Maranhão during the Covid-19 pandemic’s social isolation. Content analysis was used as the methodological approach, based on the collection of posts from the social network Instagram, specifically from public accounts of the group Boi de Axixá and the Maranhão State Department of Culture, defining two thematic conception categories: affectivity and cultural resistance. The corpus was examined in light of the folk communication theory proposed by Luiz Beltrão and the concept of affection developed by Muniz Sodré (2006), taking into account visual, textual, and interactive elements. The findings highlight the presence of the characteristics of folk communication theory, as well as the applicability of Sodré’s (2006) expression “divorce between form and matter,” which refers to the formation of a new sensitive world where individuals are affected and shaped by screens, algorithms, and interfaces. It is understood that Bumba-Meu-Boi, when appropriated by social media, preserves its symbolic and affective power, reaffirming local identities and promoting cultural resistance.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa como a manifestação cultural do Bumba-Meu-Boi resistiu em meio virtual nas redes sociais durante o período de isolamento social propiciado pela pandemia do coronavírus no ano de 2021. O objetivo do trabalho é analisar como as publicações em redes sociais mediaram as expressões de afetividade e resistência cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão durante o isolamento social da pandemia de Covid-19. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica metodológica, com base na coleta de postagens realizadas na rede social Instagram, a partir de contas públicas do grupo Boi de Axixá e da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, definindo duas categorias de concepção temática: afetividade e resistência cultural. O corpus foi examinado à luz da teoria da folkcomunicação, proposta por Luiz Beltrão, e do conceito de afeto desenvolvido por Muniz Sodré (2006), observando-se elementos visuais, textuais e interativos. Dentre o que foi apurado na pesquisa, destaca-se a presença das características da teoria da folkcomunicação, assim como a empregabilidade da expressão “divórcio entre forma e matéria” de Sodré (2006), que compreende a formação de um novo mundo sensível, onde os indivíduos são afetados e moldados por telas, algoritmos e interfaces. Compreende-se que o Bumba Meu Boi, ao ser apropriado nas mídias sociais, mantém sua potência simbólica e afetiva, reafirmando identidades locais e promovendo resistência cultural.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectfolkcomunicação;pt_BR
dc.subjectfolkcommunication;pt_BR
dc.subjectbumba-meu-boi;pt_BR
dc.subjectbumba meu boi;pt_BR
dc.subjectafeto;pt_BR
dc.subjectaffect;pt_BR
dc.subjectredes sociais;pt_BR
dc.subjectsocial networks;pt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectpandemicpt_BR
dc.titleO BOI RESISTIU EM CASA: Afeto e Folkcomunicação em Tempos de Isolamentopt_BR
dc.title.alternativeTHE OX RESISTED AT HOME: Affection and Folk Communication in Times of Isolationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

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